Guarapuava – O secretário da Saúde, Gilberto Martin, afirmou, nesta terça-feira (18), que o Paraná é o Estado que tem o panorama mais real em relação à nova gripe. Embora isso possa, num primeiro momento, parecer negativo, por conta dos números apresentados, estamos agindo com absoluta ciência do que está acontecendo e conseguindo responder com a agilidade que esse tipo de pandemia requer, explicou, na Escola de Governo.
Ele reforçou a importância da transparência dos dados. Quando essa situação acabar, seremos lembrados, com certeza, como referência na forma como conduzimos o problema.
O governador Roberto Requião destacou a repercussão positiva do site www.novagripe.pr.gov.br, que contém informações exclusivas sobre a gripe A. Somente no primeiro dia em que esteve no ar, na última quinta-feira (13), tivemos 80 mil acessos. Ontem, fechamos em 250 mil visitas, o que demonstra a grande procura da população pelas informações que estamos fornecendo, disse Requião.
A população, conforme contou Martin, já encaminhou mais de 500 mensagens a respeito do conteúdo do site, além de ter enviado elogios e perguntas sobre a doença. Ele lembrou que o endereço contém dados oficiais e a palavra do Poder Executivo estadual sobre o combate à disseminação das lendas urbanas e demais mensagens falsas que têm provocado a desinformação no que se refere à influenza A (H1N1).
E-MAILS Repassar e-mails com informações falsas tem sido mais prejudicial que o próprio vírus e o nosso antídoto é esta página, destinada a todos os públicos, como estudantes, profissionais da saúde e da imprensa e a população em geral. É preciso que os cidadãos ajudem no combate à desinformação, observou.
O secretário detalhou que, no endereço, há notícias com dados confiáveis. A cada dois dias, é publicado novo boletim epidemiológico, com números atualizados de casos confirmados e mortes decorrentes de complicações da doença; banners, folders, cartazes e vídeos que podem ser utilizados por qualquer pessoa ou empresa em campanhas educativas, e informações para profissionais da saúde, como o protocolo do Ministério da Saúde e os documentos que devem ser preenchidos para a notificação de casos de gripe A e a solicitação de medicamento destinado seu tratamento.
Também há espaço para comunicados oficiais referentes ao retorno das aulas nas escolas do Paraná e às gestantes; relação de sintomas da nova gripe, tratamento e evolução clínica dos pacientes, além de referências bibliográficas. No site são fornecidas informações de diversas fontes e materiais produzidos por todos os órgãos do governo paranaense. Assim, garantimos um conteúdo uniforme e disponibilizamos os mais recentes dados à população, completou.
JORNAL Na Escola de Governo também foi lançado oficialmente o jornal Nova Gripe, um veículo público de divulgação das ações do Estado tomadas em relação à influenza A (H1N1). Nele constam os cuidados básicos que evitam a proliferação da doença, os investimentos governamentais, como é feita a distribuição de remédios e programas como o Cuidadores da Gripe, desenvolvido pela Secretaria da Educação. Foram impressos 1,250 milhão de exemplares, que serão distribuídos em todo o Paraná, principalmente nas regionais com maior incidência da nova gripe, numa logística organizada pela Imprensa Oficial estadual.
(AEN)