22/08/2023


Agronegócio Brasil

Agrolly é a nova parceira do Governo para apoiar a agricultura familiar

O Governo faz parceria com a startup e vai fornecer uma plataforma de gestão personalizada e um aplicativo baseado em tecnologia IBM

MANU

Agrolly tem como CEO a engenheira química Manoela Morais (Foto: Divulgação)

A Agrolly, vencedora do desafio global Call for Code 2020, promovido pela IBM, fechou uma parceria sem fins lucrativos com o Governo do Paraná. Numa parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), a startup vai fornecer uma plataforma de gestão personalizada e um aplicativo baseado em tecnologia IBM.

De acordo com a CEO da Agrolly, a engenheira química com especialização em Gestão de Risco Manoela Morais, o app ajuda pequenos agricultores a combater as mudanças climáticas. Isso se dá por meio de previsões meteorológicas de curto e longo prazo para uma melhor produtividade. E é de graça.

Conforme o IDR, o objetivo do projeto em regime experimental é apoiar mais de 200 agricultores familiares paranaenses. A Agrolly, segundo a IBM, é um exemplo de sucesso e inspiração para os muitos desenvolvedores, estudantes e startups que têm participação em programas de inovação tecnológica para impulsionar o impacto social.

Durante a participação no desafio global da IBM, Manoela Morais e equipe desenvolveram o aplicativo para ajudar os pequenos agricultores a aprimorar o cultivo de  plantações com Inteligência Artificial e dados meteorológicos locais. Lançado no Brasil em 2021, o aplicativo também está ativo na Mongólia e na Índia e já alcançou mais de 10 mil usuários.

EM GUARAPUAVA

Entretanto, a Agrolly possui laços estreitos com Guarapuava. Manoela é casada com o guarapuavano Diego Esteche Nunes. Assim sendo, em 2020, Guarapuava foi o primeiro município do Brasil a ter acesso ao app. Isso ocorreu em parcerias com a Secretaria Municipal de Agricultura e também com o curso de Agronomia do Centro Universitário Campo Real.

Desde 2021, Manoela está entre as 40 Mulheres Líderes em Inteligência Artificial do mundo. De acordo com ela, a ‘Women Leaders in AI’, promovida pela IBM, reconhece 40 líderes empresariais femininas inovadoras de 18 países.

Essas mulheres estão usando o IBM Watson para ajudar a conduzir a transformação, o crescimento e a inovação por meio de uma ampla variedade de indústrias. Manoela é a única brasileira. Ela figura ao lado de líderes mulheres do The Clorox Company, EY, Ford Motor Company, ServiceNow.

NO PARANÁ

No Paraná, conforme o Governo, já estão ocorrendo testes com agrônomos do IDR-Paraná e agricultores. Estes fornecerão uma lista de mais de 50 culturas para integrar ao aplicativo e assim potencializar o impacto. O objetivo é que a Agrolly se torne uma solução aprimorada e se adapte às necessidades dos principais usuários. Além de estar desenvolvendo a inclusão de novas funcionalidades voltadas para a pecuária.

De acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE, a agricultura familiar é responsável por produzir 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira. No entanto, agricultores familiares tendem a ter menos tecnologia à disposição. E ainda sofrem mais com a perda de produtividade devido às mudanças climáticas.

Por exemplo, nos países mais desenvolvidos, com toda a tecnologia disponível, os agricultores podem perder quase 17% da renda devido às mudanças climáticas. Para os pequenos agricultores, o número é ainda maior. Um relatório da Unesco menciona que os agricultores ainda têm grande preocupação com a crescente taxa e magnitude das mudanças climáticas. Assim como o desenvolvimento que pode ocorrer nos próximos 50 a 100 anos.

“Especialmente para aqueles cuja agricultura é o sustento, é certamente uma necessidade em que mais ações devem ser tomadas e continuar a promover soluções criativas para o enfrentamento”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo