A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) retomou as atividades no Plenário Waldemar Daros nesta segunda (5), após o recesso legislativo. Com o início do segundo semestre, o Parlamento se prepara para as eleições municipais e a apreciação de importantes projetos. Como a Lei Orçamentária Anual (LOA 2025) e o Código Estadual do Consumidor, cuja votação está prevista para terça (6).
De acordo com o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PDS), o recesso permitiu aos deputados um contato direto com os cidadãos, resultando em novas ideias e projetos. Ele ressaltou que muitos parlamentares estarão envolvidos nas eleições, o que trará uma nova dinâmica às sessões. O primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), afirmou que, apesar do foco nas eleições municipais, o trabalho legislativo continuará a todo vapor.
Na sessão de abertura dos trabalhos, houve discussão de sete proposições. Entre elas, o projeto de lei 841/2023, que garante meia-entrada para profissionais de saúde em eventos no Paraná. Além do projeto de lei 405/2024, que concede o Título de Utilidade Pública à Associação Paranaense das Microcervejarias. Outros projetos em discussão incluem homenagens e denominações de infraestruturas públicas, além da prorrogação do prazo de pagamento do ICMS devido a externalidades climáticas no Rio Grande do Sul.
Conforme as informações, a próxima semana na Assembleia contará com reuniões das comissões temáticas, solenidades, audiências públicas e homenagens. Entre os eventos, está a Semana de Enfrentamento e Conscientização à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Asma e Tabagismo, com a participação de especialistas em saúde pulmonar. Também haverá uma sessão solene comemorando os 20 anos da Comunidade Canção Nova em Curitiba, proposta pelo deputado Evandro Araújo (PSD).
Leia outras notícias no Portal RSN.