22/08/2023



Cotidiano Região

Alerta Água é o novo canal para denúncia de desperdício

Em Prudentópolis, foi decretado estado na emergência na cidade em 15 de maio, situação que permanece até hoje e alerta para a importância deste canal

falta-de-agua

Alerta Água é o novo canal para denúncia de desperdício de água (Foto: Reprodução/Pixabay)

A Sanepar acaba de disponibilizar mais um canal para denúncias sobre o uso abusivo de água. O Alerta Água já está no ar e disponível para a população. Assim, para denunciar é só enviar uma mensagem pelo WhatsApp (41) 9 9521-3022. A estiagem já está castigando o Paraná desde o início do ano, por isso a preocupação da Sanepar com o gasto excessivo de água. Em Prudentópolis, o prefeito do município decretou estado na emergência na cidade em 15 de maio, situação que permanece até hoje.

Em 26 de maio, a prefeitura emitiu uma nota orientando os moradores para que diminuíssem os gastos de água. Prudentópolis, segundo o prefeito Adelmo Klosowski, ficou sem chuva por meses. “No trimestre, entre fevereiro e abril deste ano, a anomalia de precipitação atingiu todo o Paraná de forma generalizada”.

Por isso, a Sanepar destaca a importância de economizar, mesmo com as chuvas dos últimos dias. Desse modo, a orientação é que a água seja utilizada para alimentação, higiene pessoal e limpeza essencial da casa, como descarga e lavar louça.

Conforme a empresa, só com o consumo consciente será possível evitar o desabastecimento no Estado. As denúncia de desperdício vão ser recebidas pela área de educação socioambiental da Sanepar, que entrará em contato com o consumidor para orientá-lo sobre a importância do uso racional e econômico da água.

AGRICULTURA

(Foto: Reprodução/AEN)

O Governo do Paraná, por meio da Resolução Conjunta nº 018/2020, estabeleceu condições e critérios para licenciamento ambiental e outorga de recursos hídricos para o processo de irrigação de terras agricultáveis no Paraná. As medidas têm o objetivo de simplificar a concessão de licença e tornar mais acessível essa prática aos produtores rurais.

Conforme o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, com a resolução Governo está destravando um empecilho para o desenvolvimento de algumas Regiões do Estado.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, durante este período de estiagem a importância da água é ainda mais perceptível. Mas essa situação é bastante angustiante no campo, onde a renda de muitas pessoas está atrelada à água em abundância e com qualidade. “A redução nas dificuldades para licenciamento e outorga do uso desse bem é um estímulo que o Governo oferece aos produtores rurais”.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

A utilização de mangueira para qualquer fim é considerada desperdício. A limpeza de áreas externas precisa ser evitada, incluindo lavar carros e calçadas, também com o uso de baldes. As orientações valem para todo o Estado.

A Sanepar também pede que as pessoas mantenham as torneiras fechadas ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

Porém, é preciso também que os banhos sejam curtos. Afinal, cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

Mais informações sobre os cuidados e gastos podem ser acompanhados na matéria feita pela RSN que pode ser acessada no link.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo