Com o concurso público que será realizado em janeiro de 2019 para a contratação de mais seis médicos em Guarapuava a expectativa é de que o município estará completo para o atendimento nessa área. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Celso Góes, o PSS realizado recentemente teve várias inscrições. O resultado deverá sair nesta terça feira (11).
“Tivemos 30 inscrições para 19 vagas para as 40 horas e 16 para as 11 vagas de 20h. Serão 30 médicos contratados. Vamos conseguir cobrir boa parte da demanda”.
Segundo o secretário, outros 13 médicos estarão na cidade destinados pelo programa federal Mais Médicos. Cinco já chegaram e o restante deverá se apresentar até esta sexta (14). “Com o concurso, no ano que vem, fechamos nossa demanda de médicos”.
Atualmente, o município possui 32 unidades básicas de saúde, uma unidade de pronto atendimento e duas unidades 24 horas, nos bairros Trianon e Primavera. Além dessas unidades, dois hospitais; um Centro de Especialidade, recém-inaugurado; Hospital Regional em fase de conclusão e dois cursos de medicina completam a estrutura em saúde pública do município. Para Celso Góes, além de tudo isso, o salário oferecido aos médicos também foi um dos atrativos.
“Hoje estamos oferecendo 50% de gratificação sobre o salário base, que é de cerca de R$ 10 mil por mês”.