22/08/2023
Guarapuava Política

Após 170 anos, Câmara vai ter Plano de Cargos, Salários e Carreira

A expectativa é de que o Projeto de Lei Complementar seja votado ainda na sessão desta terça, com quebra de interstícios legais

Servidores da Câmara (Foto: Anderson Santana/Diretoria de Comunicação/Câmara)

Pela primeira vez em 170 anos de história, servidores da Câmara Municipal de Guarapuava vão contar com o Plano de Cargos, Salários e Carreira. A expectativa é de que o Projeto de Lei Complementar 061/2016 entre em votação ainda nesta terça (14). Para isso ocorrer, no entanto, as comissões devem dar os pareceres favoráveis. Além de também haver a dispensa dos interstícios legais.

(Foto: Anderson Santana/Diretoria de Comunicação/Câmara)

De acordo com o Presidente da Câmara, Pedro Moraes, a valorização dos servidores estava na pauta. “Montamos uma Comissão de Assuntos Relevantes composto por vereadores e vereadoras. Foram ouvidos técnicos e servidores, num debate democrático que começou em maio deste ano”. Hoje o Legislativo trabalha com 61 efetivos e 56 comissionados.

Desde que assumimos a presidência estamos buscando reconhecer o trabalho das pessoas que fazem o Poder Legislativo funcionar. Essa é mais uma das iniciativas nesse sentido e com certeza não será a última. Conforme a vereadora Cris Wainer (PT), que preside o grupo de trabalho, a comissão acolheu os pedidos, avaliou e debateu com a Presidência da Casa.

“Ficamos incumbidos de fazer essas propostas. Nós ficamos três meses debruçados sobre isso”. Paulo Lima (Podemos), Elcio Melhem (Pode), Celso Costa (CD) e Bia Neves (MDB) fazem parte. Com o novo Plano há uma reestruturação administrativa. Ou seja, nomenclaturas de cargos estão sendo alterados, quatro estão sendo criados e outros, extintos.

ELOGIOS AO PRESIDENTE

(Foto: Anderson Santana/Diretoria de Comunicação/Câmara)

A iniciativa inédita patrocinada pelo Presidente Pedro Moraes, mereceu elogios e respeito de quem está há anos como vereador. O veterano Elcio Melhem, com 40 anos de mandatos consecutivos disse que Pedro “cumpre o combinado”. Ele lembra que em 40 anos nunca um presidente valorizou o servidor. “Os nossos aplausos para Pedro Moraes”.

A servidora Edelci Ferraz Kava fafirmou que está na Câmara desde 2018. “Nunca tivemos isso. Nós que vivemos numa democracia isso é essencial, que é ser ouvidos”. A também servidora Jocimara do Carmo observa que “nunca tivemos uma Comissão para resolver as nossas questões. Com a presidência nova, ficamos muito felizes em saber que estão nos valorizando”.

(Foto: Anderson Santana/Diretoria de Comunicação/Câmara)

CARGOS ALTERADOS

  • Analista de Sistema para Analista de Tecnologia da Informação
  • Operador de Filmagens para Repórter Cinematográfico
  • Chefe do Departamento de Informática para Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação
  • Chefe do Departamento de Compras e Licitações para Chefe do Departamento de Licitações e Formalização de Contratos
  • Analista Administrativo para Gestor de Recursos Humanos
  • Auxiliar de Plenário para Oficial Legislativo
  • Assessor de Relações Públicas e Cerimonial – mudança do nível de CCL-n5 para CCL-n4

NOVOS CARGOS CRIADOS

  • Analista de Suporte (cargo de provimento efetivo, Grupo I – Ocupacional Ensino Superior).
  • Chefe do Departamento de Compras (cargo de provimento de servidores efetivos com função gratificada).
  • Chefe do Departamento de Serviços Gerais e Manutenção (cargo de provimento de servidores efetivos com função gratificada).
  • Procurador-Geral (cargo de provimento em comissão, Nível CCL-n7).

Subdivide o Departamento de Compras e Licitações em dois departamentos:
I – Departamento de Compras
II – Departamento de Licitações e Formalização de Contratos

CARGOS EXTINTOS

  • Agente Operacional de Conservação (cargo de provimento efetivo).
  • Assessor de Mesa Executiva (dois cargos de provimento em comissão).
  • Técnico de Informática (dois cargos de provimento efetivo).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Desculpe, não encontramos nenhuma postagem disponível.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.