22/08/2023
Economia

Atividade do comércio fica estável em setembro, aponta Serasa Experian

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio ficou estável no mês de setembro em relação ao mês anterior (agosto/10), já descontadas as influências sazonais. Apesar desta estabilidade, este resultado confirmou que a atividade varejista voltou a se acelerar no terceiro trimestre de 2010 após um segundo trimestre mais fraco, destacam os economistas da Serasa Experian. De fato, o crescimento acumulado da atividade do comércio no terceiro trimestre de 2010 atingiu 1,2% contra 0,3% registrado no segundo trimestre de 2010. Todavia, este resultado ainda ficou abaixo da expressiva taxa de 2,5% verificada durante o primeiro trimestre do ano.
O resultado positivo do mês de setembro foi puxado pela alta de 1,0% no movimento dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e pelo avanço de 0,6% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, tendo em vista as condições de crédito favoráveis que o consumidor ainda tem encontrado ao adquirir estes produtos. Na direção contrária, pesou negativamente, em setembro, o recuo de 1,0% da atividade varejista do setor de veículos, motos e peças – a segunda queda mensal consecutiva – após a forte elevação de 5,0% observada em julho (frente a junho/10, livre das influências sazonais).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.