Botão do Pânico chega a Apucarana

Implantação do dispositivo que combate a violência contra a mulher é de autoria de Cristina Silvestri

Deputada Cristina Silvestri (Foto: Ascom)

A luta que visa reduzir os índices de violência contra a mulher encontra mais um aliado. O Botão do Pânico foi implantado em Apucarana nessa terça (16).

De autoria da deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania) o projeto de lei sancionado pelo então governador Beto Richa (PSDB) já existe em Irati. De acordo com o Governo do Estado, em breve, também será implantado em Araucária, Campo Largo, Cascavel, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Matinhos, Paranaguá, Pinhais e Ponta Grossa. Em Guarapuava, o dispositivo ainda depende da implantação da Guarda Municipal, entre outros alinhamentos.

Os municípios que receberão os dispositivos, segundo Cristina, foram selecionados de acordo com critérios específicos, como registro de alto índice de violência contra a mulher, Guarda Municipal em funcionamento, equipes socioassistencial e do judiciário atuantes, e existência do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Agora, nós trabalhamos para que a maioria dos municípios do Paraná possam contar com este dispositivo”.

De acordo com a deputada, o Botão do Pânico foi uma conquista muito importante para o nosso Estado. “As mulheres em situação de violência são inseridas no projeto por decisão judicial e, depois, cadastradas em um sistema de monitoramento”. Segundo Cristina Silvestri, esse sistema registrará as informações pessoais e também gravará eventuais conversas com o agressor caso ele se aproxime, assim que elas acionarem o botão.

O acionamento também fará com que as autoridades se dirijam imediatamente ao local”. Segundo Cristina, o botão envolve um trabalho conjunto, incluindo atendimento interdisciplinar a estas mulheres que estão em posse do dispositivo. Em Apucarana, de acordo com a Prefeitura, será feita a capacitação de cerca de 50 profissionais das 1ª e 2ª Varas Criminais, Ministério Público, Delegacia da Mulher, 17ª Subdivisão Policial e Guarda Municipal.

 

Relacionadas

PIRACEMA

Inicia período de restrição à pesca de espécies nativas no Paraná

CONQUISTA

Sanepar é a segunda melhor empresa de saneamento do País

VAMOS PASSEAR?

Parques estaduais estarão movimentados no feriado do Dia dos Finados

Comentários