22/08/2023
Brasil Cotidiano Guarapuava Saúde

Campanha #PersigaOsSinais conscientiza sobre as Mucopolissacaridoses

Ação conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce para esse grupo de doenças genéticas raras. Para participar basta acessar o Instagram da MPSDAY

foto (1)

Campanha conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce para esse grupo de MPSs (Imagem: Divulgação)

A ação #PersigaosSinais faz parte de um esforço global para o Dia Internacional da Conscientização sobre as Mucopolissacaridoses (MPSs), e acontece no dia 15 de maio. Desse modo, é uma forma de unir pacientes, famílias, profissionais de saúde, entre outros, em uma única campanha para poder ajudar a aumentar o conhecimento sobre as MPSs e seu diagnóstico. Assim, fazendo com que rara seja apenas a doença, mas não o conhecimento sobre ela.

As mucopolissacaridoses (MPSs), são doenças genéticas raras que envolvem a falta ou quantidades insuficientes de determinadas enzimas essenciais para o funcionamento do organismo. Com o objetivo de difundir mais informações sobre as MPSs, alertar a sociedade e contribuir na jornada do paciente, foi lançada a campanha global #PersigaosSinais.

Para participar basta acessar Instagram da MPSDAY, a campanha envolve uma série de ações e atividades on-line educativas e interativas.

AS MPS

Existem pelo menos sete tipos de MPSs reconhecidas pela medicina, sendo que cada uma delas envolve diferentes enzimas e consequentemente sintomas e níveis de gravidades distintos. Os primeiros sintomas das mucopolissacaridoses aparecem antes mesmo da criança completar um ano de idade. Mas, podem se agravar de forma lenta e progressiva.

Conforme a médica geneticista Carolina Fischinger, entre os principais sinais deste grupo de doenças estão as infecções recorrentes das vias aéreas que também acometem os ouvidos. “Com o passar do tempo, outras manifestações passam a ser mais nítidas. Desse modo, levam ao enrijecimento das articulações, dificuldade para respirar, comprometimento no ganho de estatura, mudança nas feições, alterações cardiológicas e dificuldades para caminhar”.

Com manifestações tão amplas e divergentes, é compreensível a dificuldade no diagnóstico das MPSs. Por isso a importância de abordar o tema e divulgar conhecimento já nas faculdades de medicina e de todas as áreas da saúde. O intuito é auxiliar a batalha dessas famílias na busca pela identificação desse amplo grupo de doenças genéticas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.