“Credenciamento prova excelência da Unicentro”, diz Cristina

Cristina Silvestri, que havia apresentado pedido do credenciamento de laboratório da instituição no início da semana, agradeceu ao governo por ação rápida

Cristina Silvestri, autora do pedido (Foto: Ascom)

O credenciamento do Laboratório de Análises Clínicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) para fazer testes de coronavírus no Estado comprova, mais uma vez, a excelência da instituição.

Assim, a observação é feita pela deputada estadual Cristina Silvestri, que apresentou o pedido de credenciamento na última terça (30), elogiou a decisão rápida do governador Carlos Massa Ratinho Junior em atender a demanda.

O governo foi extremamente sensível em atender esta demanda, em um momento tão delicado como o que passamos hoje. Continuar mandando amostras de pacientes de Guarapuava e Região para Curitiba seria totalmente inviável, sabendo que temos condição de fazer estes testes aqui. Isso nos trará diagnósticos mais rápidos e, consequentemente, um tratamento mais rápido para a nossa população que testar positivo para a doença.

CAPACIDADE AUMENTA EM 120% NO ESTADO

Conforme a parlamentar, a autorização para o credenciamento de novos laboratórios para os exames da Covid-19 consta no decreto estadual 4.261/2020. Além da Unicentro, as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) também serão credenciadas.

Assim, aumenta a condição atual de processamento no Paraná em quase 120%. Hoje, o Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) já tem capacidade de executar até 600 exames por dia. Entretanto, especificamente na Unicentro, os testes serão feitos inicialmente com um aparelho do laboratório-escola do curso de Farmácia.

Porém, está em estudo o uso de um equipamento que pertence ao departamento de biologia. Se for comprovada a viabilidade deste segundo equipamento, a capacidade de exames diários da Unicentro pode subir para 200 testes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

MAIS CONFIRMAÇÕES

Saúde confirma seis novos casos de covid-19 em Guarapuava

COVID-19

Guarapuava tem agora o menor coeficiente de mortalidade do país

ELEIÇÕES 2020

Celso Goes e Burko ainda não registraram candidaturas no TRE

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com