22/08/2023
Educação Em Alta Política

Cristina Silvestri propõe inclusão do pinhão na merenda escolar

De acordo com a deputada, o pinhão é um alimento tradicional da cultura paranaense e uma importante fonte de renda para pequenos produtores

De acordo com a deputada, o pinhão é um alimento tradicional da cultura paranaense e uma importante fonte de renda para pequenos produtores

Deputada Cristina Silvestri (Foto: Orlando Kissner/Alep)

A deputada estadual Cristina Silvestri (PP) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que propõe a inclusão do pinhão na merenda escolar da rede estadual. Conforme a deputada, o PL n.º 2/2025 busca valorizar a produção agrícola local, fortalecer a economia dos pequenos produtores e incentivar a preservação da araucária, espécie símbolo do estado.

Caso aprovado, o governo estadual deverá adquirir o pinhão, preferencialmente, de agricultores familiares, cooperativas da economia popular solidária e empreendimentos rurais. Dessa forma, contribuindo para a geração de renda no campo e garantindo uma alimentação mais nutritiva para os estudantes. De acordo com Cristina Silvestri, o pinhão é um alimento tradicional da cultura paranaense e uma importante fonte de renda para pequenos produtores, especialmente em Regiões como Guarapuava e União da Vitória.

Dados do setor indicam que a comercialização do pinhão movimenta cerca de R$ 20,8 milhões por ano no estado. Além do impacto econômico, a proposta tem um viés ambiental. O aumento do consumo do pinhão pode estimular a conservação da araucária, uma espécie ameaçada. A deputada destaca que a iniciativa une preservação ambiental, desenvolvimento social e fortalecimento da economia local.

O projeto agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e das comissões temáticas da Alep. Se aprovado, será votado em plenário pelos deputados estaduais.

Leia mais notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.