22/08/2023
Guarapuava Segurança

Depen diz que freezer era uma doação para presos

Eletrodoméstico com celulares estava sendo entregue por uma traficante na cadeia de Guarapuava

freezer

(Foto: Reprodução)

A Polícia Civil de Guarapuava prendeu em flagrante nessa terça (21), por tráfico de drogas e entrada de aparelho telefônico na cadeia uma jovem de 19 anos. De acordo com a assessoria de imprensa da 14ª SDP, ela é a responsável por tentar entregar na carceragem um freezer recheado com 43 celulares, carregadores, fones de ouvido, serra e brocas.

(Foto: Ascom/Polícia Civil)

A prisão ocorreu “após ela ter trazido um freezer para o marido que se encontra preso na cadeia pública da cidade”, informou a assessoria.

(Foto: Ascom/Polícia Civil)

Durante a prisão a jovem afirmou que sobrevive do tráfico e que tinha em casa uma porção de maconha. Na residência que fica no bairro Boqueirão, foram encontrados 185 gramas da droga, além de dinheiro e uma balança de precisão.

O que chamou a atenção neste caso foi a versão inicial repassada pela assessoria da 14ª SDP, de que “o freezer – que pertencia a unidade Departamento Penitenciário [Depen] – estragou e este outro freezer veio para substituí-lo”.

(Foto: Ascom/Polícia Civil)

O Portal RSN questionou como a jovem, que além de traficante é mulher de preso, teria ido entregar um freezer que pertence ao Depen. A assessoria local informou então, que “quanto a detalhes do freezer, sugiro conversar direto com o Depen”.

Em contato por telefone, o Diretor do Depen, Francisco Alberto Caricati, alegou desconhecer o caso e orientou que o Portal RSN fizesse contato com a assessoria de imprensa do órgão. Após ligação telefônica, a assessoria afirmou não saber detalhes sobre a ocorrência.

Mais tarde, por e-mail a assessoria de imprensa do Depen deu outra versão aos fatos. Confirmou que a “mulher foi presa em flagrante após procedimento de revista feito por agentes de cadeia”. Mas, não confirmou que o freezer pertence ao Depen.

(Foto: Ascom/Polícia Civil)

A nota afirma ainda que a entrada do aparelho foi autorizada pela direção da carceragem “depois que o freezer disponível aos presos, também doado por familiares, apresentou problemas em seu funcionamento”.

Tal informação vai de encontro com a versão de que o freezer pertencia ao Depen, segundo a assessoria de imprensa da 14ª SDP. E a dúvida permanece já que de um lado afirma-se que o eletrodoméstico pertence ao Depen. Em contrapartida, o Departamento penitenciário diz que o aparelho foi doado por familiares aos presos.

A nota oficial do Depen afirma ainda que “todos os objetos levados por familiares passam por um rigoroso procedimento de revista, o que evitou a entrada dos ilícitos”.

(Foto: Ascom/Polícia Civil)

Outra informação divergente foi a de que um adolescente de 17 anos “arremessou para dentro do solário da cadeia pública, diversos aparelhos de celular, bem como, carregadores, fones de ouvido e uma serra de cortar ferro”. Hoje, a assessoria do Depen informou que “duas pessoas foram detidas ao tentar arremessar oito aparelhos celulares para o interior da carceragem”.

A assessoria da 14ª SDP afirmou que a princípio não há ligação entre os casos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.