22/08/2023
Agronegócio

Ecofeira de Turvo é ‘case’ nesta quarta no Emupar, em Curitiba

Ecofeira troca material reciclável por frutas e verduras envolvendo agricultura familiar, meio ambiente, desenvolvimento social

Moradora entrega coleta reciclada a catador (Foto: Ascom/Prefeitura de Turvo)

O programa ‘Ecofeira’ desenvolvido em Turvo vai servir como modelo para municípios de 16 estados brasileiros. O programa que troca materiais recicláveis por frutas e verduras pauta a apresentação do prefeito Jerônimo Gadens do Rosário, nesta quarta (20).Conforme a programação do Encontro dos Municípios do Paraná (Emupar), o prefeito participa de painel às 17h15.

De acordo com Jerônimo, o Ecofeira faz uma convergência entre três áreas: meio ambiente, agricultura e desenvolvimento social. Conforme o programa, catadores pertencentes à Associação Amigos da Natureza trocam um quilo de material reciclável pela mesma quantidade de frutas e verduras. Esses produtos saem da produção de agricultores familiares que participam da Feira do Produtor na cidade.

“Estamos promovendo a educação ambiental já que os moradores selecionam o lixo doméstico. Também estamos gerando renda para os catadores e para o pequeno produtor rural, além de proteger o meio ambiente”. Conforme disse o prefeito, desde fevereiro de 2023 até agora, o programa já coletou 64,1 toneladas e lixo reciclável.

“Isso equivale a um aumento de 59% na arrecadação desse material. De acordo com Jerônimo, antes da implantação do programa, a coleta reuniu 22 toneladas de lixo. Após, agora já soma 35 toneladas. Veja o conteúdo da apresentação da Ecofeira apresentado no Emupar.

Leia outras notícias no Portal Portal RSN Turvo

rodapé Turvo novidade

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo