22/08/2023
Guarapuava Política

Espaços públicos de Guarapuava devem instalar mapas táteis

Os mapas táteis são feitos com relevos sobre uma superfície plana, e incluem signos em braile, garantindo mais acessibilidade e cidadania

Espacos públicos deverão instalar mapas táteis (Foto: Reproducao/Freepik)

Uma nova lei sancionada em Guarapuava garante mais inclusão nos espaços públigos. Agora, a implementação de mapas táteis deve ocorrer em parques, praças, hospitais e o até no shopping.

Esse dispositivo permite aos usuários a melhoria de ambientação, porque promove uma ampliação do conhecimento do espaço em volta, possibilitando também a memorização. De acordo com a Câmara Municipal, os mapas táteis são feitos com relevos sobre uma superfície plana, e incluem signos em braile.

Nesse sentido, com a aprovação desta nova política pública, os ambientes públicos de Guarapuava deverão, de maneira gradativa, implementar o mapa tátil. Conforme com a nova lei, a prefeitura, a Câmara Municipal, praças,  shopping, Teatro Municipal, museu, parques e hospitais deverão receber o recurso de acessibilidade.

ACESSIBILIDADE

O vereador professor Saulo é o autor do Projeto de Lei da nova norma. De acordo com ele, a igualdade é garantida na Constituição. Por isso é crucial que sejam tomadas ações políticas e legislativas que promovam implementações e adaptações, para garantir a inclusão de todos.

Para as pessoas portadoras de deficiência visual é fundamental promover ações para atingir melhores condições de acessibilidade espacial e permitir a todas as pessoas a execução de atividades desejadas. Neste caso, as dificuldades são permanentes e, muitas vezes, intransponíveis, afetando as condições de independência e acesso à cidadania.

O presidente do Poder Legislativo de Guarapuava, Pedro Moraes, afirmou que a Diretoria de Gestão Administrativa já está estudando a implementação do mapa tátil na Câmara Municipal.

A inclusão é um tema importante e sempre trabalharemos para que ela seja promovida e ampliada. A população pode sempre nos procurar trazendo demandas sobre esse tema que vamos ouvir e direcionar da melhor forma.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

Desculpe, não encontramos nenhuma postagem disponível.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.