Estado lança programa para recuperar economia dos municípios

O Reinvente Sua Cidade é uma iniciativa do Sebrae-PR, que foi incorporada pelo Governo do Estado como ferramenta de retomada da economia

Estado lança programa para recuperar economia dos municípios (Foto: Reprodução/AEN)

O Governo do Estado lançou nesta terça (22) o Programa Reinvente sua Cidade – da Crise à Oportunidade. Essa é uma ação que integra o pacote de iniciativas que visam a retomada econômica do Paraná. Em uma parceria com o Sebrae-PR, Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e apoio estratégico de diversas entidades do setor produtivo.

Assim, o vice-governador Darci Piana presidiu a cerimônia virtual de lançamento oficial. Que foi transmitida do Palácio Iguaçu, em Curitiba. Equipes técnicas de 151 municípios acompanharam a cerimônia on-line.

O Reinvente Sua Cidade é uma iniciativa do Sebrae-PR. Mas, foi incorporada pelo Governo do Estado como ferramenta de retomada do desenvolvimento econômico das cidades. Desse modo, o objetivo é proporcionar aos municípios ações de fortalecimento e disseminação de políticas públicas. Assim, por meio do trabalho em rede, entre entidades e demais forças do setor produtivo do Paraná.

De acordo com o vice-governador Darci Piana, com a pandemia os problemas dos municípios se agravaram consideravelmente. Além disso, o Estado trabalha para subsidiar iniciativas que apoiem ações públicas e privadas.

Queremos auxiliar os pequenos e grandes municípios a se reorganizarem. O objetivo é que, junto com o setor produtivo, comércio e empresas, venham contribuir com a retomada econômica do Paraná.

O vice-governador disse que o Paraná faz um grande plano de reestruturação. E, o Sebrae-PR é parceiro nesse processo, bem como todo o Sistema S. “Fizemos um levantamento dos principais problemas enfrentados atualmente pelas administrações municipais. Com atuação conjunta entre Estado, município e iniciativa privada conseguiremos resolver essas questões em menos tempo”.

PROGRAMA

De acordo com o secretário Valdemar Bernardo Jorge, o programa está dentro do plano de retomada econômica do Paraná e abrange todas as áreas. “A preocupação está voltada para a geração de emprego, renda e oportunidades. A ideia é encontrar mecanismos para que juntos possamos passar por esse momento difícil. A adesão dos municípios é voluntária”.

Todas as cidades do estado vão contar com um conjunto de produtos e serviços. Além de apoio institucional oferecido pelos parceiros envolvidos para o fortalecimento da economia após a pandemia.

Todas as ações são gratuitas e servirão para orientar os municípios na construção dos planos de retomada econômica. Portanto, a Fomento Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) participam com a oferta de linhas de crédito voltadas para os municípios e pequenas empresas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

13º SALÁRIO

Décimo terceiro salário vai injetar 5,4% a menos na economia em 2020

CONSTRUÇÃO CIVIL

Construção civil apresenta inflação de 1,69% em outubro, diz FGV

GUARAPUAVA

Restaurantes e setor de eventos podem pedir remissão da taxa de alvará

Comentários