22/08/2023
Brasil Educação

Estudantes têm até 1º de outubro para inserir foto no cadastro do Enem

Não serão aceitas imagens de pessoas com óculos escuros. A foto deve mostrar ainda o rosto do inscrito e estar no formato exigido

Enem Digital

Estudantes têm até 1º de outubro para inserir foto no cadastro do Enem (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 devem inserir ou alterar a foto na Página do Participante até 23h59 (horário de Brasília) do dia 1º de outubro. O cadastramento é obrigatório. Além disso, a foto deve atender algumas regras, como ser atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não serão aceitas imagens de pessoas com óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). A fotografia também deve mostrar o rosto inteiro do participante. Além disso, ter boa iluminação e foco, e estar nos formatos de arquivo JPEG e PNG (tamanho máximo de 2 MB).

Conforme o Inep, imagens em PDF não serão permitidas. O Inep e o Ministério da Educação (MEC) não fazem validação da foto.

PROVAS

As provas da edição 2020 do exame ocorrem nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa); e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). O adiamento ocorreu por causa da pandemia do novo coronavírus.  Conforme a Agência Brasil, além de uma redação e 45 questões, os candidatos terão que responder questões sobre quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

DÚVIDAS

As informações a respeito do Enem 2020 estão nos portais do Inep e do MEC, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do governo federal. Contudo, em caso de dúvidas, o participante deve usar o canal Fale Conosco do instituto, por meio do autoatendimento on-line ou do 0800 616161. Por fim, a central aceita apenas chamadas feitas de telefone fixo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.