22/08/2023
Educação Paraná

‘Ganhando o Mundo’ recebe a inscrição de 6 mil alunos de escolas do PR

A partir de 22 de janeiro, o programa divulgará os selecionados. Os alunos farão curso de inglês e depois partirão para a Nova Zelândia

news_interna_22

‘Ganhando o Mundo’ recebe a inscrição de 6 mil alunos de escolas do PR (Foto: AEN)

Mais de 6 mil adolescentes se inscreveram para participar do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo. O programa criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte. Ao todo estão inscritos 6.035 estudantes de 389 cidades, quase 98% dos municípios paranaenses estão representados.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, os inscritos aguardam agora as próximas etapas do processo seletivo. A partir do dia 22 de janeiro, o programa divulgará o resultado dos 100 estudantes de todo o Estado. Estão concorrendo alunos com média maior ou igual a sete em todas as matérias, e frequência maior ou igual a 85%. Para chegar à pontuação final, o sistema somará as médias de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cursadas em 2020 no 9º ano.

CRONOGRAMA

Além do resultado dos 100 classificados, o cronograma também guarda o início do curso de inglês para os selecionados, que deve começar na última semana de fevereiro. Contudo, a preparação será feita via aplicativo, e ofertada em parceria com as universidades estaduais, vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Já a formação na Língua Inglesa vai acontecer durante o primeiro semestre de 2021, em formato autoinstrutivo. Desse modo, programa de inglês tem desafios que consideram a perspectiva da aprendizagem por vivência social e cultural, e contém seis módulos de 40 horas cada – um total de 240 horas.

O PROGRAMA

O programa Ganhando o Mundo destina-se a dar oportunidades aos estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de ter formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras. Dessa forma, os estudantes vão poder ampliar o repertório cultural e acadêmico, ter vivência em contextos diferentes dos que vivem no Brasil, desenvolver autonomia e aperfeiçoar o estudo da Língua Inglesa.

Dessa maneira, os intercambistas vão embarcar no segundo semestre de 2021 para a Nova Zelândia. Participam jovens que vão ingressar no 1° ano do Ensino Médio e que tenham entre 14 e 17 anos na data de embarque. Além disso, os interessados precisam ter cursado os anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) na Rede Pública do Paraná.

Por fim, para mais informações sobre o programa podem ser encontradas pelo site.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Redação

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.