22/08/2023
Brasil Economia Geral Saúde

IBGE suspende concurso nacional em decorrência do novo coronavírus

Mais de 180 mil vagas estavam previstas. Outras pesquisas levantadas pelo instituto estão suspensas. A previsão é que a próxima contagem seja feita em 2021

ibge

IBGE suspende concurso nacional em decorrência do novo coronavírus (Foto: Divulgação/IBGE)

O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de contratação temporária para o censo demográfico deste ano foi suspenso. O IBGE informou que quem já fez a inscrição do processo seletivo terá o valor devolvido.

Desse modo, o concurso foi cancelado devido a recomendação do Ministério da Saúde relacionado aos casos de contágio do novo coronavírus. De acordo com o instituto, o censo demográfico será ano que vem. A previsão é que a próxima contagem seja feita entre os dias 31 de junho a 31 de outubro de 2021.

Contudo, o IBGE se comprometeu a utilizar o recurso financeiro que seria usado este ano no combate a Covid-19. O censo mobilizaria mais de 180 mil recenseadores que visitariam cerca de 71 milhões de residências, aumentado o risco de proliferação do vírus.

Foram suspensas também as coletas domiciliares de pesquisas como, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNDA) e as do Índice de Preços ao Consumidor Amplo e do sistema nacional de pesquisas de custos e índices da construção civil.

Por fim, a suspensão da coleta presencial da PNAD Contínua e do IPCA não vai interromper a divulgação de dados sobre emprego e inflação. A partir desta semana, os agentes de pesquisa do IBGE farão a coleta por telefone e pela internet, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.