22/08/2023
Comunidade Cotidiano Região

Irati adere ao Programa “Viver: Envelhecimento Saudável”

O programa do Governo do Estado busca da mais qualidade de vida e desenvolvimento às pessoas idosas da cidade

mãos de idoso

Programa auxilia idosos com tecnologia e outros fatores da atual sociedade (Foto: Arquivo/RSN)

A Secretaria de Assistência Social de Irati, por meio do Departamento da Política da Pessoa Idosa, informou que Irati está na lista dos municípios elegíveis ao Programa “Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável”. O programa é gerido pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

De acordo com as informações da Secretaria de Comunicação de Irati, entre os objetivos do programa está proporcionar a inclusão digital e social, para possibilitar a participação do idoso em atividades de saúde. Além de tecnologia digital, educação, e a mobilidade física.

Além disso, pretende oferecer aos idosos da cidade, mais  qualidade de vida e contribuir para a promoção do direito ao envelhecimento ativo e saudável.

O PROGRAMA

Além do caráter socioeducativo da proposta, ela favorecerá, dentre outras questões, as relações sociais, através do acesso à comunicação. Desse modo, a expectativa é de que traga resultados positivos nos aspectos psíquicos, cognitivos e mentais. Levando em consideração que a metodologia de ensino-aprendizagem será alicerçada na construção compartilhada do conhecimento, reconhecendo as experiências e vivências das pessoas idosas.

Ainda de acordo com a Secom, para isso os trabalhadores passarão por formação disponibilizada pelos responsáveis pelo programa.

ADESÃO

Para a adesão, a cidade de Irati precisou apresentar a solicitação à adesão ao Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável. Além disso,  justificar e informar sobre a situação do conselho do idoso, pelo prefeito. Além disso, foi necessário comprovar o desenvolvimento de ações destinadas ao idoso em, no mínimo, um dos campos de ação do programa. E ainda, disponibilizar o espaço seguro, com internet banda larga e acessibilidade, adequado para a recepção e instalação dos equipamentos que serão doados.

Segundo Fernanda Rocha, Coordenadora do Departamento da Política da Pessoa Idosa, o acesso à informação é um direito expresso no Artigo 21, parágrafo 1º do Estatuto do Idoso, que discorre sobre a necessidade do oferecimento de “cursos que incluirão conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna”.

A secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, destacou que o acesso à informação empodera e abre novos caminhos, dentre eles a aproximação com conteúdo relativo à saúde e bem-estar.

Abordar, através de diversos olhares, a informação também fortalece o entendimento do caráter multidimensional da saúde que ultrapassa o viés da ausência de doença. Mas também como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. A vinda desse projeto vem efetivar a construção de mais um espaço onde esses temas poderão ser trabalhados.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.