*Reportagem com vídeo/Reprodução CNN
A partir desta terça (8), pequenos produtores contam com um aplicativo que vai auxiliar no aprimoramento do cultivo de plantações. Conforme a Agrolly, vencedora do desafio global Call for Code 2020, a ‘startup’ e a IBM anunciaram o lançamento do Agrolly Brazil. De acordo com a empresa, o aplicativo está sendo divulgado em estande especial no Show Rural. O Portal RSN apoia a iniciativa. Considerado o maior evento do agro da América Latina, o Show Rural está ocorrendo em Cascavel.
No entanto, Guarapuava já sedia um projeto experimental da Agrolly, no Centro Universitário Campo Real. Todavia, o ‘app’ ganha destaque nacional e extrapola fronteiras internacionais. E é de graça.
A partir de inteligência artificial e dados meteorológicos locais, a solução possibilita que proprietários de negócios melhorem a produtividade. Conforme a ‘startup‘, Isso vai ocorrer com o monitoramento do clima e previsões meteorológicas. E ainda um banco de dados das plantações que oferecem práticas recomendadas para a agricultura.
De acordo com a engenheira química Manuela Morais, co-fundadora da Agrolly, o aplicativo combina dados meteorológicos locais confiáveis com o IBM Watson. O que vai indicar a localização exata da localidade. E analisar quais plantações terão o melhor cultivo com base nas circunstâncias. Conforme Manuela, isso ajudará os agricultores a maximizar o rendimento e os lucros das plantações. Sendo possível com a identificação antecipada de padrões meteorológicos nocivos às plantações e o período ideal para o plantio e a colheita.
Por meio de nossas conversas com pequenos agricultores brasileiros descobrimos que o acesso à tecnologia de ponta e a dados meteorológicos locais é fundamental para ajudar a lidar com as questões relacionadas à mudança climática.
Conforme a brasileira, esses agricultores têm dificuldade de adaptar os modelos de negócios às mudanças climáticas. “Portanto, a Agrolly Brazil está animada para oferecer a eles um aplicativo que ajudará a tomada de decisões de gerenciamento de plantações orientadas por dados”.
INOVAÇÃO
Para combater condições meteorológicas extremas causadas pela mudança do clima, os agricultores precisam ter acesso antecipado à previsões climáticas anuais. Assim, a Agrolly oferece precisões do tempo de curto prazo, o equivalente a duas semanas. Ou de longo prazo, ou seja, 12 meses. Tudo com base nos dados fornecidos pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), The Weather Company e a NASA.
E esse acesso atualizado é fundamental para a produção de alimentos no país, conforme disse Carlos Eduardo Bortolin. Ele é assessor técnico da Secretaria Municipal de Agricultura de Guarapuava que apoia o projeto.
O novo aplicativo da Agrolly é o tipo de inovação necessária para o Brasil. Pois ajudará fornecer aos pequenos agricultores o acesso a mesma tecnologia que grandes agricultores podem aproveitar.
TUDO NA PALMA DA MÃO
O aplicativo da Agrolly oferece informações sobre mais de 100 tipos de plantações, pragas comuns e práticas recomendadas de agricultura. Também promove que os agricultores troquem experiências. Para isso há um chat e perguntas e respostas. Dessa forma, os produtores podem enviar mensagens uns para os outros. Além dessa interação, um fórum permite perguntas e imagens e comentários da comunidade.
Também é possível vender, comprar e doar produtos e ferramentas entre usuários no ‘marketplace‘, de acordo com o aplicativo os consumidores também podem aproveitar o mercado on-line. Ali, poderão procurar e comprar produtos frescos. E diretamente de pequenos agricultores e empresas.
Conforme Daniel Krook, Chief Technology Officer, Call for Code, IBM, todos os países enfrentam desafios climáticos e agrícolas únicos. “E a Agrolly está usando a plataforma para ajudar esses produtores em nível hiperlocal. O lançamento do aplicativo da Agrolly Brazil é seguido dos lançamentos bem-sucedidos dos aplicativos da Agrolly na Índia e na Mongólia”. Estamos inspirados pelo progresso da Agrolly ao ajudar os agricultores a tomar melhores decisões de acordo com as condições locais de cultivo”.
O aplicativo já está disponível na Google Play e na App Store. *Saiba mais no vídeo abaixo.
Leia outras notícias no Portal RSN.