22/08/2023



Brasil Emprego Guarapuava Paraná

Novo Caged mostra recuperação gradual da economia em Guarapuava

Os números do Novo Caged para o mês de setembro também mostram recuperação de postos de trabalho no Paraná e no Brasil

carteira-de-trabalho

Novo Caged mostra recuperação gradual da economia em Guarapuava (Foto: Divulgação)

Pelo quarto mês consecutivo, Guarapuava registrou saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada. Assim, conforme o ‘Novo Caged’ – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o mês de setembro teve 1.535 contratações e 1.338 demissões, resultando em saldo de 197 postos criados no município. Em agosto o saldo positivo fechou em 269 postos de trabalho. Entretanto em junho e julho, Guarapuava já tinha registrado mais admissões que desligamentos.

Aos poucos a economia se recupera dos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus. Assim, três setores impulsionaram positivamente essa retomada em Guarapuava. O Setor da Indústria teve saldo de 132 novas contratações, seguido do Comércio com 80 novos postos. E o Setor da Construção Civil, com 67 novas contratações.

Contudo, dois setores registraram saldo negativo em setembro. O Setor da Agropecuária teve saldo negativo de 43 postos. E por fim, o Setor de Serviços encerrou o mês com 39 postos de trabalho fechados. Os meses de abril e maio tiveram mais demissões que contratações no município.

PARANÁ

De acordo com o Novo Caged, o Paraná encerrou o mês de setembro com 19.732 mil novos empregos. E da mesma forma que Guarapuava, teve o quarto mês seguido de saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada. Assim, foram 106.382 contratações contra 86.650 desligamentos neste mês. O setor da Indústria apresentou maior número de contratações, com saldo positivo de 6.626 novas vagas no Estado.

Em seguida, o Setor do Comércio fechou setembro com 5.398 novas vagas. Já o Setor de Serviços teve 4.716 postos criados. Na Construção Civil, o saldo positivo ficou em 2.892 vagas. E a Agropecuária encerrou setembro com 100 vagas criadas. Em agosto o saldo também foi positivo com 16.685 novas vagas de trabalho. E em julho 14.287 postos criados no Estado.

BRASIL

Os dados do Novo Caged também mostram saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada no Brasil. Em Setembro, o país criou 313.564 novos postos de trabalho. Em agosto, o saldo positivo ficou em 249.388 novos empregos. Assim, a Indústria fechou o mês com 110.868 postos criados.

Em seguida, vem o Setor dos Serviços, com 80.481 novos empregos; o Comércio encerrou setembro com saldo positivo de 69.239 vagas; o Setor da Construção Civil teve saldo de 45.249 empregos criados. E por fim, o Setor da Agropecuária, registrou 7.751 novos postos de trabalho com carteira assinada.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo