Osmar só deverá assumir reitoria da Unicentro oficialmente em abril

Com Aldo indo para Superintendência ligada ao Governo Estadual, Osmar ficará à frente da instituição até as próximas eleições, que serão no segundo semestre

(Foto: Ascom/Divulgação)

Nos próximos meses, a reitoria da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) estará em processo de transição. Isso porque o atual reitor, Aldo Nelson Bona, deixará o cargo para assumir a superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, órgão vinculado ao gabinete do Governo Estadual. A transição entre ele e o próximo reitor, o atual vice Osmar Ambrósio de Souza, deve ser concluída apenas em abril.

Em entrevista ao Portal RSN, Osmar disse que, até lá, a reitoria seguirá com funcionamento similar ao de hoje.

“Agora, em janeiro, Aldo está de férias. Volta em fevereiro, quando eu saio de férias, então não teria como ele se desligar neste mês. A transição termina, então, em março, com Aldo assumindo oficialmente a Superintendência no início de abril”.

Após este período, Osmar deixará o cargo de vice – posição que desempenha na Unicentro há sete anos – para assumir o posto máximo da reitoria. Ele ficará no cargo, pelo menos, até o segundo semestre, quando ocorrerão as próximas eleições. Quando Osmar assumir o comando da instituição, o Conselho Universitário será convocado para delegar um novo vice para a universidade.

“A saída do Aldo e a minha mudança de posição não mudará em nada a atividade da Unicentro. É bem diferente de uma mudança de cargo político. Antes de assumirmos, o reitor e eu, como vice, fizemos um planejamento institucional. E o nosso trabalho é muito articulado para cumprir as metas. Caberá a mim apenas concluir o trabalho de planejamento executado, já discutido e aprovado pela comunidade”, explicou Osmar.

Atuando na Unicentro há 36 anos, Osmar passou por praticamente por todos os setores da instituição. Na bagagem, o professor traz experiência, além do cargo de vice, como coordenador de cursos, pró-reitor, diretor de campus, entre outras posições.

Para Osmar, o novo desafio assumido por Aldo é uma conquista importante para a Unicentro, mas também para o ensino superior paranaense como um todo.

“É um papel muito importante, que permitirá um crescimento enorme para a instituição e para a educação”.

CONQUISTAS RECENTES

Entre os avanços mais recentes da Unicentro, viabilizados por Aldo e Osmar, estão o curso de Medicina para o campus Cedeteg, Pedagogia para Indígenas em Nova Laranjeiras e Engenharia Civil para o campus de Irati.

Outras conquistas, em 2018, foi a viabilização do Mestrado em Nanociências e Biociências e Doutorado em Desenvolvimento Comunitário.

Relacionadas

ALTA PROCURA

Faculdade Guarapuava formou 200 profissionais de contabilidade

LER FAZ BEM

Bibliotecas da Unicentro indicam livros do acervo no Instagram

GUARAPUAVA

Capital da Cevada e do Malte agora tem curso técnico de mestre cervejeiro

Comentários