22/08/2023
Guarapuava Política

Partido de Bolsonaro está sem comando em Guarapuava

Provisória Municipal do PL encontra-se destituída, segundo mostra o site do TRE. 'Desobediência' de Germano à Giacobo teria provocado a decisão

Germano Toledo Alves (Foto: Divulgação)

O partido liderado pelo ex-presidente Bolsonaro, o PL, está sem comando em Guarapuava. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Comissão Provisória, liderada pelo ex-vereador Germano Toledo Alves encontra-se destituída desde 20 de maio deste ano. No entanto, essa decisão vinha sendo mantida em sigilo, até o começo desta semana. Há informações de membros da Provisória que receberam o comunicado pelo próprio Germano nessa quarta (5).

Mas o que chama a atenção é que nenhum dos contatados soube informar a razão dessa destituição. “O Germano me ligou ontem dizendo que o PL estava inapto em Guarapuava e que as decisões serão tomadas pela Executiva Estadual”. Há a garantia de que a chapa de vereadores não sofre nenhuma influência negativa com a destituição da Provisória.

Em contato com o Portal RSN, Germano disse que ele encontra-se inapto. “Não posso responder pelo Partido. Mas é uma situação temporária. Continuo como presidente e daqui a pouco tudo volta ao normal”.

Ainda de acordo com Germano, em viagem recente que fez com o deputado Fernando Giacobo a Cascavel, o presidente do Diretório no Paraná, disse que o PL deve ter candidatura majoritária em Guarapuava. “Eu não respondi ele. Por isso, o PL ficou inapto em Guarapuava. É coisa do Giacobo, mas a nossa relação continua boa”.

PL x PSD

Ainda conforme Germano há uma conversa em nível estadual de coligação entre o PL e o PSD. “Se o PL tiver candidato a prefeito o PSD apoia. E vice-versa”. Em Guarapuava, o partido do governador Ratinho Junior é presidido pelo deputado Artagão Junior. O ex-prefeito Vitor Hugo Burko é o pré-candidato a prefeito.

Já o PL municipal, até então, estava na base do prefeito Celso Góes (CD), candidato à reeleição. No entanto, Germano acena com outra possibilidade. “Eu já deixei a Secretaria do Meio-Ambiente. Nos mantivemos na base do prefeito nas eleições de 2020. Agora estamos livres”.

O Portal RSN tentou contato com o vereador Nego Silvio, hoje no PL, mas sem êxito. Assim como também tentou contato com Giacobo, porém, sem retorno.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas


Warning: Undefined array key 0 in /home/redesuld/public_html/wp/wp-includes/class-wp-query.php on line 3738

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.