Polícia Civil do Paraná lança ‘Concurso de Fotografia’

Ideia é mostrar o trabalho da polícia civil com fotografias digitais feitas por cidadãos. As inscrições gratuitas vão até até 15 de janeiro

Polícia Civil do Paraná lança ‘Concurso de Fotografia’ (Foto: Ascom/Polícia Civil)

A Polícia Civil do Paraná lançou o Concurso de Fotografia PCPR 2020/2021. O concurso tem o objetivo de mostrar o trabalho da polícia judiciária com fotografias digitais captadas por cidadãos. Entretanto, policiais também podem participar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 23h59 do dia 15 de janeiro de 2021.

O concurso é aberto a qualquer pessoa que queira participar, e a inscrição pode ser individual ou em parceria com outras pessoas. Todas as fotografias inscritas no concurso passarão a integrar um banco de imagens da PCP. Assim sendo, poderão compor campanhas da instituição sempre ressalvando o compromisso de indicação da autoria do material.

COMISSÃO

Conforme a Agência Estadual de Notícias, a comissão do concurso vai selecionar imagens para compor um livro de fotografias que, além da versão impressa, também ficará hospedado no portal da PCPR. As avaliações das fotografias ocorrerão de 16 a 31 de janeiro de 2021. Já o resultado sai no dia 1º de fevereiro, em publicação no portal da PCPR.

São livres as técnicas adotadas para criação das fotografias. Podem ser usados recursos complementares de lentes, filtros, ampliação, entre outros. As imagens também podem ser coloridas ou em preto e branco. As fotografias inscritas devem ser inéditas. Além disso, nenhum dos trabalhos poderá constituir plágio de espécie alguma.

(Arte: AEN)

INSCRIÇÕES

Desse modo, os candidatos devem fazer a inscrição pelo e-mail concursofotografiapcpr2020@gmail.com. Cada fotógrafo ou equipe de fotógrafos deverá fazer apenas uma inscrição. E cada uma das inscrições poderá apresentar até três fotografias, que devem estar em anexo ao e-mail e identificadas pelos seguintes dados:

No campo “Assunto” do e-mail deverá constar o seguinte título: “Inscrição Concurso Fotografia PCPR 2020/2021”. Já no corpo do e-mail deverá constar o nome do trabalho e o ano de realização, bem como as seguintes informações sobre o(a) autor(a) do trabalho ou equipe de autores: nome completo; RG e UF de expedição; endereço completo; CPF; telefone e e-mail.

Além disso, os candidatos precisam escrever um texto descritivo da proposta fotográfica, com no máximo 400 caracteres. A descrição deve indicar como foi feito o trabalho, o objetivo e a relação da fotografia com a PCPR. As inscrições e os anexos não poderão ser alterados ou substituídos depois de finalizada a inscrição.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o Delegado-Geral da PCPR designará a comissão julgadora. Ao todo serão cinco integrantes, sendo três titulares e dois suplentes.

Os integrantes trabalharão com os seguintes critérios qualitativos: originalidade da proposta criativa; sinergia entre o texto descritivo e o tema do edital e criatividade na linguagem fotográfica. Por fim, confira o edital do concurso aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

REGISTROS DIGITAIS

Polícia Civil do Paraná lança 'Concurso de Fotografia'

ADAPTAÇÃO

Biblioteca Pública do Paraná intensifica ações on-line

PREMIAÇÃO

Concurso de Contos quer premiar autoras independentes na pandemia

Comentários