22/08/2023
Política Região

Prefeitura de Pinhão dará reajuste de 4,31% para servidores públicos

Projeto de lei será encaminhado para a Câmara Municipal nos próximos dias. O reajuste será pago em maio retroativo a janeiro

Odir-Gotardo7

Prefeitura de Pinhão dará reajuste de 4,31% para servidores públicos (Foto: Arquivo/RSN)

O prefeito Odir Gotardo anunciou que a prefeitura de Pinhão poderá conceder reajuste salarial de 4,31% aos servidores públicos municipais. A proposta foi aceita pelo sindicato e será encaminhada em projeto de lei para a Câmara Municipal até o dia 14 de fevereiro.

No último dia 10 de janeiro, o prefeito em exercício Beraldo Amaral já havia assumido o compromisso em reunião com o presidente do Sindicato dos Funcionários Municipais de Pinhão, Albino Ricardo.

A reunião que definiu o valor do reajuste salarial para os servidores foi nessa quinta (6) e contou a participação dos representantes do SIFUMPI – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais Pinhão. Além disso, dos Secretários de Administração Adilson Santarem e de Finanças Saulo Mendes, da controladoria interna, do vice-prefeito Beraldo Amaral e do prefeito Odir Gotardo.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o Secretário de Administração Adilson Santarem apresentou as projeções financeiras do município e falou dos esforços da administração para adequar a estrutura administrativa ao patamar da receita que vem sendo reduzida nos últimos anos.

“Essa receita está atrelada a fatores externos e não depende da intervenção do governo municipal”. Segundo Adilson, atualmente o município se encontra com a certidão liberatória, mas devido a projeções elaboradas com o departamento de pessoal, se o reajuste for concedido neste momento o município perderia a certidão liberatória, entre outras sanções que podem ser aplicadas ao município. “Queremos muito, mas não temos condições de conceder o reajuste neste momento”.

CONSENSO

O prefeito Odir Gotardo apresentou a proposta da administração, a qual foi debatida entre os presentes até chegar a um consenso. O valor acordado de 4,31% representa o índice de inflação calculada pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor, e será pago no mês de maio, porem retroativo a janeiro.

Assim, a efetivação do pagamento dos avanços e progressões também deverá acontecer na mesma data com retroativo ao período aquisitivo. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, caso haja projeções de melhora na arrecadação, as mesmas serão pagas na data aquisitiva.

O prefeito Odir Gotardo destacou que governo entende que os avanços e progressões são direitos adquiridos. Porém, caso o município perca a certidão liberatória no primeiro quadrimestre, por ser último ano do mandato, suspende-se os repasses imediatamente.

“Reconheço o valor do funcionalismo público, mas não podemos comprometer a sustentabilidade financeira da cidade”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.