22/08/2023
Cotidiano Paraná

Prorrogada inscrição de militares no programa de Colégios Cívico-Militares

As inscrições vão até o até o dia 29 de janeiro. O processo seletivo deverá preencher 806 vagas para os colégios militares do PR

C

Prorrogada inscrição de militares no programa de Colégios Cívico-Militares (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

O Paraná prorrogou as inscrições para o programa de Colégios Cívico-Militares do Governo do Estado até o dia 29 de janeiro de 2021. Desse modo, os policiais militares da reserva remunerada já podem consultar o edital do processo seletivo para o preenchimento de 806 vagas.

Conforme a Agência Estadual de Notícias, as vagas são para as funções de Diretor Cívico-Militar e Monitor Cívico-Militar. Os requisitos para o processo seletivo podem ser consultados aqui.

Além disso, os interessados devem procurar diretamente o Setor de Pessoal (P1) das unidades da PM, nas regiões que receberão o programa, conforme o edital, e apresentar o RG (funcional), o formulário de dados biográficos (já preenchido), data da Reserva Remunerada no Diário Oficial e declaração de próprio punho de que não exerce cargo público. Depois, precisam continuar o procedimento pelos Núcleos Regionais de Ensino (NREs), pelo site www.educacao.pr.gov.br/credenciamento_diretores para Diretores, e www.educacao.pr.gov.br/credenciamento_diretores para Monitores.

De acordo com o o coordenador do Corpo de Militares Estaduais Inativos junto à Secretaria da Segurança Púbica, major Dalton Gean Perovano, existe toda uma especialidade nesse processo.

Porque o policial militar inativo voluntário desenvolverá ações junto às instituições de ensino, ou seja, existe toda uma especificidade que está em processo de preparação. Tudo isso para que os policiais sejam habilitados, com características psicológicas e técnicas, para a atuação nas escolas estaduais.

Das 806 vagas ofertadas, 199 são para Diretor Cívico Militar e 607 para Monitor Cívico Militar.

REQUISITOS

De acordo com o edital, os principais requisitos para concorrer à seleção são a manifestação expressa de vontade, aptidão de saúde física e mental, parecer favorável de investigação em vida funcional e social, não estar condenado ou denunciado por crimes de natureza militar e comum e não estar respondendo ou vir a responder a Conselho de Disciplina ou Justificação, estar com o porte de arma de fogo vigente, não se enquadrar no grupo de risco em decorrência da Pandemia do Covid-19, conforme o decreto estadual nº 4230/20 e condições do artigo 2º da resolução da Secretaria da Saúde nº 1129/20.

Depois da inscrição, os candidatos passarão pelo Exame de Aptidão Física, composto por teste de esforço, hemograma completo e PSA total (para candidatos masculinos igual ou superior a idade de 50 anos), pelo Exame de Capacidade Física, pela Investigação da Vida Funcional e Social, pela Avaliação de Vídeo e pela Entrevista e Avaliação de Plano de Gestão.

Para concorrer à vaga de Diretor Cívico-Militar, os militares estaduais deverão estar no posto/graduação entre 3º sargento e coronel. Já para a função de Monitor Cívico-Militar, podem se candidatar policiais militares com graduações entre soldado de 1ª Classe e subtenente. Para os dois cargos, os interessados precisam ter sido transferidos para a reserva remunerada com proventos integrais ou por compulsória. Ou ainda os que atingiram proventos proporcionais até o dia 25 de setembro de 2017.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Redação

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.