Reserva do Iguaçu é exemplo do Programa de Aquisição de Alimento – PAA

Reserva do Iguaçu – A convite da Secretaria de Estado da Agricultura, o prefeito Sebastião Campos, apresentou no 3º Encontro Estadual de secretários municipais de agricultura em Curitiba, a experiência positiva do município junto ao PAA, programa de aquisição de alimentos, o “compra direta”.
O evento é organizado pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Secretaria estadual de Meio ambiente, Emater e Ministério do Desenvolvimento Agrário. Dois municípios foram convidados para apresentar suas experiências: Reserva do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste.
Na ocasião também foi tratado da nova lei que garante a aquisição de no mínimo 30% da merenda escola dos estados e município direto da agricultura familiar, sem a necessidade de licitação.
Reserva do Iguaçu iniciou em 2005 no programa, com 15 produtores e R$ 12.000,00. Hoje são 90 produtores e R$ 80.000,00. Cerca de 3000 pessoas são beneficiados com o programa (mais de 1/3 da população do município) trazendo renda direta aos produtores, alimentação mais saudáveis aos alunos e economia aos cofres públicos municipais, já que o custo do município é o de organizar a produção e os produtores. Com a nova lei, o programa deverá ter um implemento significativo de recursos, beneficiando muito mais alunos e agricultores.
A prefeitura de Reserva do Iguaçu está elaborando um projeto de construção de um centro de comercialização de produtos e unidade de conservação, para um melhor aproveitamento e segurança alimentar.
Na ocasião, também estavam o secretário de agricultura do município João Fernandes Nunes Felix, a assessora de projetos Ana Ribas e Derli Morais, responsável pela merenda escolar e uma das pessoas responsáveis pelo PAA no município.

Relacionadas

VACINAÇÃO

5ª Regional de Saúde terá 5.920 doses de vacina para 20 municípios

INÍCIO DE MANDADO

Primeira sessão ordinária da Câmara ainda não tem dia definido

MILITARIZAÇÃO

Deputados aprovam alterações no programa Colégios Cívico-Militares

Comentários