Saúde confirma 33 novos casos de covid-19 em Guarapuava

Além disso, 1.489 pacientes estão curados da doença. E outras 173 pessoas aguardam o resultado do exame no município

Saúde confirma 33 novos casos de covid-19 em Guarapuava (Foto: Reprodução/Pixabay)

A Saúde confirmou nesta terça (17) 33 novos casos de covid-19 em Guarapuava. Entretanto, o Portal RSN que sempre divulga o balanço mensal dos casos no município, percebeu um erro nos números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Desse modo, a defasagem aponta 12 casos confirmados a menos nos dados oficiais.

O último boletim da Saúde informou 1.976 casos confirmados. Porém, na somatória diária, o número deveria chegar a 1.988.

Os números de novembro representam 23% mais casos positivados do que o mês de outubro. Isso porque no mês passado, 464 novos casos foram confirmados. E só nestes 17 dias, o município registrou 718 novos casos. E com a correção, o número chega a 730.

Além disso, desse total, 1.489 pacientes estão curados da doença. Entretanto, outras 173 pessoas aguardam o resultado do exame. E os descartados para a doença são 4.635 em Guarapuava. Por fim, a Saúde confirmou 22 mortes no município.

(Imagem: Ascom/Secretaria Municipal da Saúde)

AVANÇO

A pandemia de covid-19 avança em toda a Região. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, em 10 dias houve confirmação de cinco mortes. Além disso, o número de casos confirmados também cresceu de forma exponencial.

Nos 10 primeiros dias de novembro, 278 pessoas tiveram resultado positivo. O número representa 59,91% do total dos casos confirmados no mês anterior. Desse modo, em outubro 464 pessoas receberam o diagnóstico da doença.

DECRETO

Coincidência ou não, o aumento de casos e mortes se deu após o decreto de 24 de setembro, que liberou festas em espaços públicos e privados. Entretanto, após o aumento da covid-19, a Administração Municipal emitiu um novo decreto com medidas restritivas no dia 5 de novembro.

De acordo com o secretário de Saúde, Jonilson Pires, toda a estrutura da Secretaria está mantida no sentido de reforçar as ações de vigilância, monitoramento, atendimento primário e nas urgências, bem como, transporte e garantia de acesso ao tratamento hospitalar.

MAIS CONSCIÊNCIA

Desde o começo da pandemia, até o momento, cerca de 5,8 milhões de casos ocorreram no Brasil por conta da covid-19. Além disso, 1, 3 milhões de mortes ocorreram em decorrência da doença. Com o aumento do número de casos e mortes em Guarapuava e Região, é preciso ter consciência: a pandemia não acabou. Ainda não existe vacina para a covid-19.

Então, é necessário que a população faça a lição de casa. E as regras de prevenção não mudaram. Assim, use álcool em gel, respeite o distanciamento social, evite aglomerações e use máscara adequadamente. Por fim, nossas vidas dependem apenas de nossa atitude responsável.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

SISTEMA ON-LINE

Programa Guarapuava Digital oferece agilidade e economia

MÊS DE RECORDES

Cadeião tem recorde de situações de fuga em Guarapuava

EXPLOSÃO DE SABORES

Paulistana Pizza Bar: Um caso de amor que acabou em pizza

Comentários