Temporal que afetou 70 cidades paranaenses trouxe frio intenso

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta de perigo para o Estado. O aviso informa que haverá frio intenso

Guarapuava amanheceu com 1ºC nesta quinta (2) (Foto: Larissa Ortiz/RSN)

O ciclone extratropical que foi registrado em todo o Estado na tarde da última terça (30), deixou pra trás estragos, feridos e ainda um frio intenso. Dados da Defesa Civil do Estado, apontam que 70 cidades do Paraná foram afetadas pelo fenômeno. Os números ainda estão em atualização.

Em diversas cidades, houve registros de casas destelhadas. Em Cantagalo, uma das cidades mais afetadas na Região, foram 200 casas danificadas, 800 pessoas afetadas e sete desalojadas. Dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) apontaram que em Laranjeiras do Sul, os ventos chegaram a 118 Km/h. Diversas cidades ficaram sem água.

Ainda de acordo com os dados da Defesa Civil, as rajadas de vento e chuvas de granizo afetaram 14.392 pessoas. Sendo que 280 ficaram desalojadas e 250 permanecem nesta situação. Há 19 desabrigadas. Além disso, houve notificação de 11 feridos. Foram danificadas 3.469 casas e 18 destruídas.

Pelo menos 1,2 milhão de unidades consumidoras da Copel ficaram sem energia elétrica no Estado, quase dois terços delas em Curitiba, Região Metropolitana e no Litoral. Em Guarapuava, também houve danos no sistema de fornecimento de energia elétrica, e a empresa responsável, a Energisa, acionou um plano de contingência e dobrou o efetivo de trabalho para atender todas as ocorrências.

ALERTA

Os meteorologistas do Simepar, já tinham previsto geada para esta semana na Região de Guarapuava. Conforme o órgão, no início da semana a previsão era de que entre hoje (2) e sábado (4), as mínimas registradas fossem de 1ºC.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta de perigo para o Estado. O aviso informa que haverá frio intenso. Conforme o instituto, o declínio rápido das temperaturas oferece riscos à saúde.

Nesta quinta (2), a previsão do Simepar é de que os termômetros não ultrapassem os 14ºC. Porém, a sensação térmica prevista é de apenas 12ºC, no meio da tarde. Para amanhã (3), os especialistas preveem que os termômetros fiquem entre 1ºC e 16ºC.

Os ventos que já tinham perdido força desde o fim da tarde de ontem (1), devem ficar ainda mais fracos hoje (2). Por fim, a previsão é de que as rajadas não ultrapassem 20 Km/h.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

BOA AÇÃO

Grupo 'Duelo do Bem' começa as reformas no hospital Santa Tereza

TIRA-DÚVIDAS

TSE lança aplicativo para tirar dúvidas no WhatsApp nas eleições 2020

ELAS SÃO MAIORIA

Brasil tem 147,9 milhões de eleitores aptos a votar nestas eleições

Comentários