Termina hoje (17) o prazo para inscrições no Prouni

Assim, podem participar aqueles que fizeram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançaram no mínimo 450 pontos

Assim, podem participar aqueles que fizeram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio  (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Estudantes interessados em concorrer a uma das cerca de 170 mil bolsas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até hoje (17), às 23h59, para concluir o formulário de cadastro no portal do aluno.

O Prouni oferece bolsas integrais e parciais para instituições de ensino superior da rede privada. Segundo o Ministério da Educação, essa edição do programa beneficiará 167.780 alunos que ingressarão no ensino superior. Desse modo, o programa dispõe de 60.551 bolsas integrais e 107.229 bolsas parciais, que cobrem 50% da mensalidade do curso selecionado.

De acordo com a a presidente Associação Nacional das Universidades Privadas (Anup), Elizabeth Guedes, o Prouni é um programa de inclusão social de maior eficiência e eficácia. “É um programa com meta clara e regras transparentes de concessão de benefícios fiscais. Não consigo pensar em um exemplo melhor de programa de transferência de renda e diminuição da desigualdade social”.

Assim, podem participar aqueles que fizeram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançaram no mínimo 450 pontos. Os interessados nas bolsas não podem ter recebido nota zero na redação.

Segundo Elizabeth Guedes, a execução do Prouni de 2020 foi impecável, apesar das circunstâncias da pandemia de covid-19 e dos entraves criados pela quarentena e pelo isolamento social. “Nunca houve uma edição tão transparente, eficiente e sem problemas como a deste ano. Hoje, quando terminar o prazo, todos os estudantes interessados em concorrer a uma bolsa do Prouni terão conseguido. Todas as inscrições foram feitas sem problemas de servidor, sem indisponibilidade de sistemas, com o site no ar em 100% do tempo”.

IMPACTO

Além disso, o Prouni de 2020 poderá ser responsável, em parte, pela recuperação econômica de instituições de ensino superior, como informa Elizabeth Guedes. “Uma vez que a inadimplência no setor cresceu 70%, acompanhada da evasão, os fundos do Prouni garantem o pagamento de impostos sem uso de caixa. Com as bolsas, professores e alunos são mantidos em sala de aula, mesmo sem a previsão de normalidade”.

CALENDÁRIO

O cronograma prevê, após o fim das inscrições, a divulgação do resultado da primeira chamada no dia 21 de julho, a comprovação de informações da primeira chamada até o dia 28 deste mês e o resultado da segunda chamada no dia 4 de agosto.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

De maio para junho, produção industrial cresce 8,9% no Brasil

VAGAS MAIS MÉDICOS

Habilitação do programa 'Mais Médicos' segue até esta quarta (5)

FIQUE ATENTO

Estudantes podem conferir resultado da segunda chamada do Prouni

Comentários