Vereadores Mirins participam de reunião preparatória para posse em Irati

Eles foram eleitos de forma democrática através do voto nas urnas eletrônicas dentro das escolas

A reunião foi para preparar os pequenos vereadores para a cerimônia de posse (Foto: Ascom/Câmara de Irati)

Uma reunião preparatória ocorreu nessa segunda (1) com os vereadores e suplentes mirins de Irati. Eles foram eleitos de forma democrática através do voto nas urnas eletrônicas dentro das escolas.

A ocasião contou com a Diretora da Casa e Coordenadora do Programa Câmara Mirim, Ana Paula Kengerski, repassou informações sobre os três poderes e a importância do parlamento no município. O objetivo é preparar os recém eleitos para a posse no dia 1ª de julho.

Além disso, ela também explicou sobre o funcionamento das Sessões Plenárias, debates, votações e importância da Lei Orgânica do município. Ela enfatizou que, felizmente, nos dias de hoje, a população tem tomado consciência das legítimas obrigações do vereador.

“Os cidadãos já sabem, por exemplo, que asfaltar ruas, construir escolas, fornece atendimento médico e educação de qualidade são obrigações do Poder Executivo, representado pelo prefeito, cabendo aos vereadores indicar e fiscalizar, o que será possível ser experimentado, na prática, pelos vereadores mirins”, esclareceu.

PROGRAMA

Este é o oitavo ano de atividades. O programa vem estimulando as crianças a compreender, desde cedo, como as leis são elaboradas. Além disso, pretende mostrar o importante papel do Legislativo, tornando-os protagonistas de seus direitos e deveres na sociedade.

A assessoria informou que durante a Sessão de Posse, além da diplomação e juramento dos eleitos, haverá a eleição da Mesa Diretora aos cargos de Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário.

Relacionadas

CRIME AMBIENTAL

Aplicação de inseticida mata abelhas em comunidade em Turvo

AJUDA URGENTE

'Vidas por Vidas' faz rifa solidária para não fechar as portas

TURISMO RELIGIOSO

Caminho da fé: estações da Via Sacra estão em fase final de construção

Comentários