22/08/2023
Política

Richa quer governo mais transparente e participativo

Guarapuava – O prefeito de Curitiba, Beto Richa, disse ontem, quinta-feira (5), em União da Vitória, que a ética deve nortear todos os governos com mais transparência, democracia e participação popular. “É assim que governamos em Curitiba. A nossa gestão é sensível aos problemas da população”, afirmou Richa, sugerindo a realização de audiências públicas nas cidades do interior do Estado.
Acompanhado pelo deputado estadual Valdir Rossoni, presidente do PSDB Paraná, e pelo prefeito Carlos Alberto Jung, de União da Vitória, o prefeito de Curitiba participou de uma reunião com lideranças da região e professores da rede pública de ensino. “Estamos chamando a sociedade para esse novo momento. Queremos construir um projeto de desenvolvimento para o Paraná sob a liderança do prefeito Beto Richa”, disse Rossoni.
Em entrevista coletiva à imprensa de União da Vitória e região, Richa defendeu também a valorização do agronegócio e dos produtos paranaenses. “O agronegócio é a base da nossa economia e precisa de mais apoio para que possa gerar resultados positivos. Tudo melhora se o agronegócio vai bem. A economia das cidades do interior também melhora”, afirmou Richa, lembrando que é precio aliar desenvolvimento com sustentabilidade. “Dá pra crescer respeitando o meio ambiente. Isso é possível”, garantiu.
O prefeito de Curitiba sugeriu o desenvolvimento de programas que incentivem o agronegócio. Richa lembrou do programa Clic Rural, desenvolvido no governo de seu pai, o ex-governador José Richa (1983-1986), que previa a instalação da rede elétrica em milhares de propriedades do interior paranaense. “Foi a maior política de eletrificação do Estado”, completou.
Na conversa com os jornalistas, o prefeito também criticou o índice de produtividade proposto pelo governo federal. “A iniciativa tem um evidente caráter político-ideológico, pois desconsidera fatores técnicos, econômicos e de mercado que precisam ser devidamente contextualizados, sem mencionar o fato de que, se implementada, criará insegurança jurídica num setor estratégico para a economia nacional”, afirmou.
Após a reunião, a convite da Uniuv (Centro Universitário de União da Vitória), o prefeito ministra palestra a estudantes universitários de três faculdades da cidade, no Cine Teatro Luz.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo