Guarapuava – Na manhã desta segunda-feira (9) as executivas do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Democrático Trabalhista (PDT) estiveram reunidos na sede do PDT para dar continuidade às reuniões com vistas às eleições de 2010.
Para a deputada estadual Luciana Rafagnin, vice-presidente do PT, que dirigiu os trabalhos junto com o deputado estadual Augustinho Zucchi, presidente do PDT, a conversa serviu para que as duas executivas debatessem o que pensam em relação ao cenário nacional e estadual. Nesse momento existem vários rumores. A reunião serviu para saber o que cada Executiva está pensando para 2010, comentou Luciana.
Após uma análise da conjuntura estadual, que contou com a presença dos deputados estaduais e federais dos dois partidos, foi colocado no cenário o debate para as alianças proporcionais, além da necessidade de ampliação das conversas em torno da candidatura do senador Osmar Dias ao governo do Estado. Para nós está claro que o Osmar Dias é candidato. Nós não abrimos mão de fazer aliança conjunta com os partidos da base aliada do governo Lula, declarou Zucchi.
A orientação repassada ao PT e ao PDT pelo presidente Lula é que se repita no Paraná a aliança entre os partidos da base de sustentação do governo federal, que proporcione um palanque forte de sustentação para a candidatura da ministra Dilma Roussef.
Ainda neste ano, as executivas voltam a se reunir, dessa vez para debater estratégia eleitoral e programa de governo, que priorize a implementação dos avanços do governo Lula no Paraná e que busque o diálogo com todos os segmentos da sociedade paranaense.