Da Redação, com foto da Secom
Guarapuava – “Fico extremamente feliz em ser prefeito de uma cidade que agarrou a oportunidade de qualificar profissionais em residência médica. O curso de Medicina será construído por vocês”. A afirmação é do prefeito Cesar Silvestri Filho, durante a abertura do curso de especialização em Preceptoria para Residência Médica no SUS, nesta quarta feira 904), no Salão Nobre da Faculdade Campo Real.
Segundo o prefeito, a oferta da pós-graduação é mais uma importante etapa na consolidação do município como centro de referência em saúde no Paraná. Cesar Filho lembrou que, apesar da crise no país, Guarapuava vivencia um grande momento com a instalação de grandes empresas, como a Araupel, e a construção do shopping e do Hospital Regional.
A cerimônia realizada na manhã de hoje, em vídeo conferência, foi transmitida de Brasília (Ministério da Saúde) e de São Paulo (Hospital Sírio-Libanês), simultaneamente para 48 municípios. O curso de especialização em Preceptoria para Residência Médica no SUS terá duração de um ano.
“A turma é formada por vinte médicos, sendo 19 de Guarapuava e um de Laranjeiras do Sul, selecionados através de processo seletivo. A especialização em Preceptoria para Residência vai formá-los para que sejam orientadores de médicos residentes, uma etapa que antecede a instalação do curso de Medicina. Essa pós latu sensu será presencial e também por vídeo conferência”, adianta o gestor municipal do curso e representante do Sírio-Libanês em Guarapuava, Anderson Fadel.