22/08/2023



Política

Festa do Agricultor no calendário do PR

imagem-103147

Da Redação, com assessoria

Mais uma lei de autoria da Deputada Estadual Claudia Pereira (PSC) foi sancionada nesta semana. A deputada, que é membro titular da Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa do Paraná, vem buscando formas de contribuir e fomentar o turismo do Estado.

Além das ações realizadas através da Comissão do Turismo, Claudia tem apresentado projetos de lei que visam dar destaques às potencialidades do nosso Estado.

Agora foi a vez de Guamiranga. Sancionada essa semana, a lei nº 18.621/2015 de autoria da deputada, insere no Calendário Oficial do Estado a festa que, desde 2002, atrai milhares de pessoas. Neste ano de 2015, na 14ª edição, a festa alcançou público médio de 12 mil pessoas de diversas regiões. Alguns destaques do evento são: a Corrida de Cavalos, de Zorra, a baliza com motos, prova dos três tambores, habilidade com trator, corrida da cordinha, corrida de saco, corrida do carrinho de mão, entre outros desafios típicos da região.

Anualmente, a Festa do Agricultor é realizada no dia 28 de julho em Guamiranga e, além de movimentar o turismo na região, fomenta a economia do município.

Outro projeto de lei de sua autoria, já aprovado na Assembleia Legislativa, concede à Foz do Iguaçu o Título de "Capital do Turismo do Paraná", e ao mesmo tempo reconhece o potencial turístico da cidade. Esse projeto, aprovado por unanimidade na Assembleia, aguarda apreciação do Poder Executivo.

A deputada também é autora da lei nº 18.566/2015, que concedeu à Prudentópolis o título de "Capital do Feijão Preto do Paraná", por conta do potencial produtivo do município, que o coloca entre os 10 maiores produtores de feijão do Brasil e o maior do Paraná. A tradicional Festa Nacional do Feijão Preto, que acontece anualmente no município, também é um grande atrativo. Numa  panela que pesa 12 toneladas, a feijoada em 2015, atraiu aproximadamente 50 mil pessoas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo