22/08/2023
Brasil Saúde

Saúde possui canal para sugestões e reclamações

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Com informações da Secom e Secretaria de Saúde

Guarapuava – Responsável por atender os guarapuavanos que desejam opinar, sugerir, reclamar sobre o atendimento do SUS no município, a Secretaria de Saúde possui um canal específico e próprio para esse tipo de serviço. É a Ouvidoria da Saúde, que fica no Centro da cidade. "Mudamos a sede oferecendo mais conforto para a população. Através da Ouvidoria, recebemos solicitações, reclamações, pedidos de informação, sugestões e elogios, trabalhando para melhorar a saúde pública, tornando-a cada vez mais humanizada", destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Segundo Renata Araújo, secretária municipal de Saúde, além das determinações municipais, o órgão também segue definições da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A orientação é que as manifestações devem ser feitas por telefone, através do telefone (42) 3622-7720 ou pessoalmente na sede da Ouvidoria. "Somos um canal de comunicação encarregado por fazer a mediação entre a população e o poder público no que diz respeito à saúde. Encaminhamos a demanda até o departamento responsável para que este tome as providências de acordo com cada caso", explica.

A ouvidora da Divisão de Ouvidoria da Saúde, Angelita Adriana de Paula, aponta ainda que todos os cidadãos recebem a resposta dos seus questionamentos. "Solicitamos um telefone de contato para que possamos retornar. São feitas cinco tentativas até o arquivamento da demanda, porém, com o número de protocolo que o usuário recebe durante seu pedido, ele pode consultar a resposta a qualquer momento". O prazo para respostas é de 1 a 5 dias para informações e orientações; 5 a 15 dias para solicitações; 16 a 45 dias para reclamações, e 45 a 90 dias para denúncias.

"Esse é um canal democrático e a manifestação dos usuários colabora na melhoria da gestão", completa a ouvidora da Saúde, dizendo que já é possível notar avanços na qualidade do atendimento em Guarapuava. Nos primeiros quatro meses de 2015, por exemplo, as demandas caíram 21,8% em comparação ao mesmo príodo de 2014. De acordo com a Sesa, manifestações relacionadas a hospitais devem ser feitas diretamente na instituição. Caso sejam direcionadas ao Cisgap, é necessário ir diretamente ao órgão gerido por consórcio intermunicipal.

A Ouvidoria da Saúde está localizada na rua XV de Novembro, nº 7027, Centro de Guarapuava. Outras demandas referentes à gestão municipal devem ser feitas pelo número 156 ou através do endereço www.guarapuava.pr.gov.br, clicando no botão "Ouvidoria".

Cristina Esteche

Jornalista

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