Curitiba – Sessão Especial da Assembléia Legislativa na quinta-feira (27) homenageou várias personalidades e lideranças comunitárias e culturais que se destacam por suas lutas em favor do reconhecimento dos negros na formação e na evolução da sociedade brasileira. A homenagem fez parte das comemorações do Dia da Consciência Negra e dos 314 Anos da Imortalidade de Zumbi dos Palmares.
Entre os homenageados estão o cônsul da Espanha Hernando Gordo, o embaixador do Senegal Fodé Seck e o ministro Sérgio Cury. A iniciativa da homenagem foi do próprio Legislativo paranaense em conjunto com o Consulado Geral do Senegal, Centro de Integração Social, Cultural e Turístico Afro-Brasileiro e Câmara de Comércio e Indústria do Brasil Senegal África.
Ao comentar a comemoração, o secretário Nizan Pereira (Assuntos Estratégicos) destacou os programas do Governo do Paraná voltados para o resgate do papel dos negros no desenvolvimento do Estado. A regularização das áreas ocupadas pelos descendentes dos quilombos, programas de moradias, instalação de telecentros e distribuição de sementes às comunidades negras que vivem na área rural, além de apoio às manifestações culturais e cotas nas universidades para os afro-brasileiros, são algumas das iniciativas lembradas por Nizan Pereira.
O secretário citou como exemplo a organização da comunidade Paiol de Telha, localizada entre os municípios de Guarapuava e Pinhão, cuja associação, além de todo um trabalho de resgate social tem se destacado por suas atividades culturais. A principal expressão da comunidade é o Grupo de Dança e Música Afro Kundun Balê, que no dialeto conde significa “aquele que realiza”. Criado em 2006, o grupo formado por crianças e jovens do Quilombo Paiol de Telha possui uma agenda bastante disputada. O atual show do grupo “O Encanto das Três Raças” foi apresentado no Teatro Guaíra no último sábado (21). Orlando Silva e Cristina Esteche, coordenadores da Companhia também foram alvo das homenagens na cerimônia da última quinta-feira.
(AEN)