22/08/2023
Geral Paraná

PF deflagra a Operação Acarajé nesta segunda

imagem-107544

Da Redação, com Assessoria

Curitiba – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda feira (22) , a 23ª Fase da Operação Lava Jato. Cerca de 300 policiais federais cumprem 51 mandados judiciais, sendo 38 de busca e apreensão, duas de prisão preventiva, seis de prisão temporária e cinco de condução coercitiva.

Os mandados são cumpridos nos estados da Bahia (Salvador e Camaçari), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Petrópolis e Mangaratiba) e São Paulo (São Paulo, Campinas e Poá).

O foco das investigações desta fase é o cumprimento de medidas cautelares, a partir de representação da autoridade policial, relacionadas a três grupos: um grupo empresarial responsável por pagamento de vantagens ilícitas; um operador de propina no âmbito da Petrobrás; e um grupo recebedor, cuja participação fora confirmada com o recebimento de valores já identificados no exterior em valores que ultrapassam 7 milhões de dólares.

Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba  onde permanecerão à disposição do juízo da 13ª Vara da Justiça Federal.

A 23ª Fase da Operação Lava Jato foi denominada Acarajé em alusão ao termo utilizado por alguns investigados para nominar dinheiro em espécie.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.