22/08/2023



Brasil

Fundação Cultural lança revista em quadrinhos sobre os suábios no Brasil

imagem-111715

Da Redação, com assessoria

Guarapuava – A Fundação Cultural Suábio-Brasileira vai lançar nesta segunda feira (16) a revista em quadrinhos “A História dos Suábios no Brasil”, que conta a história da comunidade no território nacional.

O lançamento começa a partir das 18h30 no Museu Histórico de Entre Rios e a entrada para a comunidade é mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível, que será também trocado por um exemplar da revista em quadrinhos. Os alimentos arrecadados vão ser doados ao Lar Canaã e ao Hospital Semmelweis.

REVISTA EM QUADRINHOS

A história em quadrinhos foi produzida pensando em um modo divertido de retratar a narrativa dos suábios do Danúbio às crianças, mostrando desde a colonização do Leste europeu, passando pela 2ª Guerra Mundial e por fim a construção da nova pátria no Brasil – permeada pela fundação da Cooperativa Agrária, a vida em comunidade, a industrialização e a preservação dos costumes, língua e tradições.

Na forma de uma crônica familiar, na qual um avô conta a história dos suábios ao netinho, a história se desenrola, retratando a saga de um povo persistente que manteve a esperança em um futuro melhor a despeito de todas as adversidades.

Na opinião da gerente sociocultural da Agrária, Viviane Schüssler, o momento para o lançamento da revista é ideal, levando em conta o aniversário de 65 anos da Cooperativa e o início da Semana de Museus. “É nossa a tarefa de transmitir a história, o folclore e a cultura dos suábios às futuras gerações”, afirmou. “Nesse sentido, idealizamos a história em quadrinhos não pensando apenas nos jovens e crianças de Entre Rios, mas nas de Guarapuava e região, a fim de que conheçam o significado da colônia, fruto de muito trabalho e dedicação dos pioneiros”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo