22/08/2023
Agronegócio Brasil

Número de auxílios-doença vinculados às patologias psíquicas cresce 1964%

imagem-117136

Da Redação, com Assessoria

Guarapuava– O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) promove nesta sexta-feira (19), em Curitiba, o II Encontro Saúde Mental no Trabalho, que debaterá as causas das doenças psíquicas relacionadas à atividade profissional, modos de prevenção, tratamentos, estigmas, consequências na qualidade de vida dos trabalhadores e reflexos no ambiente familiar.
O evento, aberto ao público, terá participação de magistrados, procuradores, médicos, psicólogos, empresários e trabalhadores. Os debates e painéis acontecem das 10h às 16h40, na sede da Justiça do Trabalho do Paraná, na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 528.  

O Anuário Estatístico da Previdência Social aponta que em 2014 foram concedidas 11.225 aposentadorias por invalidez tendo como causas doenças psíquicas e transtornos mentais; no mesmo período, o número de auxílios-doença vinculados às patologias psíquicas chegou a 202.985, em todo o País. De 2004 a 2013, houve um crescimento de 1964% na concessão desse benefício.

A psiquiatra Tássia Lopes Muller, palestrante do evento, observa que os vigilantes formam uma das categorias que mais apresentam transtornos mentais decorrentes da atividade profissional. Aqueles que atuam nas portas giratórias dos bancos são particularmente afetados por elevados índices de depressão e síndrome do pânico. A médica falará às 13h30.

PROGRAMAÇÃO

10h – Abertura pelo Mestre de Cerimônias.
10h20 – Palestra: Medidas adotadas para proteger os trabalhadores quanto aos transtornos mentais.
João Soares – Presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas Enquadradas no 3º Grupo do Comércio e Empregados em Empresas Prestadoras de Serviços no Estado do Paraná
10h55 – Palestra: Como descobrir e prevenir os transtornos mentais no âmbito da empresa.
Doroti Garcia de Oliveira – Proprietária da Hórus Segurança Empresarial
11h30 – Palestra: A importância do equilíbrio psicológico no ambiente de trabalho.
Marcia Stival Onyszkiewicz – Psicoterapeuta
12h05 a 13h30 – Intervalo
13h30 – Palestra: Doenças e desafios da saúde mental do trabalhador.
Tássia Lopes – Psiquiatra
14h20 – Palestra: A atuação de MPT em face do adoecimento mental no trabalho.
Ana Lucia Barranco – Procuradora regional do Trabalho da 9º Região
14h55 – Palestra: Transtornos mentais em julgamento
Marcus Aurelio Lopes – Juiz Titular da 5° VT de Maringá e Gestor Regional do Programa do Trabalho Seguro
15h30 a 15h50 – Intervalo
15h50 – Palestra: A problemática da concessão de benefícios previdenciários em casos de transtornos mentais e a Medida Provisória nº 739/2016
Amanda de Miranda Maister – Advogada do Conselho de Recursos da Previdência Social
16h40 – Encerramento do evento
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.