Está confirmado! As escolas municipais de Guarapuava estão de fora do desfile cívico de 7 de Setembro. A causa é o boicote dos professores municipais decidido em assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais. A iniciativa, que é uma represália a atitude do prefeito Fernando Ribas Carli que insiste em não conceder reposição salarial ao funcionalismo, procovou a retirada das escolas municipais da parada cívica. A infomação foi prestada pela presidente do Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais (Sisppmug), Clair Simões. Segundo a sindicalista, das 44 escolas municipais, 20 estavam inscritas para o desfile, mas poucos professores se dispuseram a participar. "Houve pressão por parte de diretores das escolas e alguns professores acabaram cedendo, mas mesmo assim, são poucos", disse Clair.
A não participação das escolas municipais na parada cívica foi confirmada pela Casa da Cultura à Rede Sul de Notícias na tarde desta terça-feira (31). Mesmo assim, o desfile vai ser realizado com a participação de colégios estaduais, escolas particulares e entidades convidadas.
Para o Sisppmug, a retirada das escolas municipais da parada cívica é mais uma prova de que a categoria unida pode conquistar seus direitos. "Marcamos mais um ponto perante o prefeito. Esá sendo comprovado que a união realmente significa a força do trabalhador", disse Clair.