22/08/2023


Brasil Geral

Horário de Verão está chegando ao fim, neste ano

imagem-127313

Da Redação

Guarapuava – Amado por uns e odiado por outros, o Horário de Verão entra na reta final nesta edição. A partir da zero hora do dia 19 de fevereiro, parte dos brasileiros deve atrasar os relógios em uma hora. Implantado em 10 estados, e no Distrito Federal, o horário vigora desde outubro de 2016.

De acordo com o assessor comercial da Energisa, Reinaldo Juliani, a economia é comprovada. “Como escurece mais tarde, as luzes, principalmente da iluminação pública, se acendem mais tarde, e as pessoas utilizam em chuveiro em horário diferenciado”.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a redução média é de 4,5% na demanda de energia nos horários de pico, com uma previsão de que a mudança nos horários nesses territórios represente um ganho de R$ 147,5 milhões. Essa cálculo é feito com base no valor que deixa de ser gasto com a ativação de usinas térmicas e de outras operações para garantir o fornecimento de energia. Na temporada 2015/2016, a economia foi de R$ 162 milhões.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo