Guarapuava – O PMDB do Paraná vai reunir nesta sexta-feira (19) prefeitos, militantes e representantes de 49 diretórios municipais da microrregião de Jacarezinho, no Extremo-Norte do Estado. O evento, a partir das 18h30 no auditório do Conjunto de Amadores de Teatro (CAT) da Avenida Getúlio Vargas, 968, é o segundo da série de encontros regionais que o partido promoverá até o dia 13 de março.
O vice-governador Orlando Pessuti, pré-candidato do PMDB à sucessão do governador Roberto Requião nas eleições de outubro, confirmou presença no encontro, informou o presidente estadual do PMDB e coordenador dos encontros, deputado Waldyr Pugliesi. A microrregião de Jacarezinho tem uma população estimada em 400 mil habitantes, segundo dados do IBGE.
Queremos reunir representantes de todos os diretórios do PMDB da região de Jacarezinho e repetir o sucesso do primeiro encontro da última quinta-feira (11) em Cascavel, completou. Mais de mil prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, deputados, membros de diretórios e militantes participaram do encontro no Oeste do Paraná, informou Pugliesi.
No total, o PMDB do Paraná vai realizar 10 encontros. Além de Cascavel e Jacarezinho, estão incluídas reuniões em Guarapuava (25-02), Pato Branco (26-02), Ponta Grossa (27-02), Umuarama (04-03), Campo Mourão (05-03), Londrina (06-03), Litoral (12-03) e Curitiba no dia 13 de março. A Executiva Estadual estuda ainda a realização de um décimo primeiro encontro em Maringá, no dia 18 de março.
MILITÂNCIA De acordo com o secretário-geral João Arruda, o PMDB do Paraná aproveita as sugestões e propostas dos encontros para a formatação do programa de governo que o vice-governador Orlando Pessuti vai apresentar na campanha eleitoral e também para embasar a pré-candidatura do governador Roberto Requião à presidência da República. Na prática estamos preparando as nossas lideranças e militância para a convenção de junho e às eleições de outubro, informou.
De acordo com Pugliesi os encontros vão reforçar o PMDB na formatação das chapas de candidatos a deputados estadual e federal e senadores. A proposta é avançar nas discussões de políticas regionais e na ampliação das conquistas alcançadas pelo partido no Paraná ao fechar em 2010 o ciclo de oito anos de governo do PMDB.
O PMDB, que completa 44 anos de fundação no dia 24 de março de 2010, está constituído nos 399 municípios do Paraná e tem o maior número de militantes aproximadamente 164,9 mil, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2008 o partido elegeu 136 prefeitos, 127 vice-prefeitos e 751 vereadores. O PMDB tem as maiores bancadas de deputados na Assembleia Legislativa (16) e na Câmara Federal (sete).