Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Três cidades paranaenses foram escolhidas pelo Sesc PR para receber a 20ª edição do projeto Sonora Brasil, que traz o tema “Bandas de Música: formações e repertórios”. Guarapuava é uma delas.
Além de Guarapuava no próximo dia 17, Apucarana (dia 16) e Cascavel (dia 18) receberão o Quinteto de Metais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em apresentações gratuitas e acústicas, valorizando a qualidade sonora das obras e de seus intérpretes.
O quinteto de metais tradicional é composto por dois trompetes, uma trompa, um trombone e uma tuba, instrumentos que integram o naipe de metais das orquestras sinfônicas. O Quinteto de Metais da UFBA é formado pelos músicos Heinz Schwebel (trompete), Joatan Nascimento (trompete), Lélio Alves (trombone), Celso Benedito (trompa) e Renato Pinto (tuba), todos professores da Universidade Federal da Bahia.
Segundo o assessor técnico de Música do Departamento Nacional do Sesc, Gilberto Figueiredo, a temática Bandas de Música traça um panorama das tradicionais bandas que estão espalhadas por todo o Brasil e são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos e responsáveis pela base da educação musical de grande número de instrumentistas.
Com o passar do tempo, Figueiredo acredita que as bandas, apesar da expressão cultural, precisaram adequar repertórios ao gosto popular e as formações originais foram desaparecendo. “O Sonora Brasil traz quatro formações distintas, sendo três representantes de grupos tradicionais que se apresentam em ruas e praças e um representante do segmento de música de concerto, com repertórios inspirados nas sonoridades das bandas”, revela Figueiredo.
A apresentação em Guarapuava acontece então, neste sábado, dia 17 de junho, no Auditório do Sindicato Rural, que fica em frente a SURG, no bairro trianon. Detalhe bacana e importante: a entrada é gratuita e você não precisa retirar o convite antecipadamente. É só chegar e curtir o show.