22/08/2023
Brasil Política

Em Curitiba, secretários de Administração de Estados brasileiros defendem a reforma da previdência

imagem-141982

Da Redação, com assessoria

Curitiba – Secretários de Administração de vários Estados brasileiros, reunidos em Curitiba, nesta quinta (14) e sexta (15), debatem a reforma da previdência. Esse é o principal tema do 104º Fórum do Conselho Nacional de Secretários da Administração.

De acordo com o secretário de Administração do Paraná, Fernando Ghignone, as propostas debatidas contribuem para a construção de uma agenda de reformas nos Estados e na União. “Hoje, a grande preocupação das administrações públicas é com recursos financeiros. A maior parte dos Estados brasileiros não tem mais capacidade de investimento, porque seus orçamentos estão basicamente tomados pela folha de pagamento. A reforma da previdência impacta na folha e amplia os recursos para que os Estados possam investir em infraestrutura, obras, novos projetos e na qualificação profissional de seus servidores”.

A presidente do Consad e secretária da Administração da Paraíba, Livânia Farias, ressaltou a grande dificuldade dos Estados para a manutenção dos fundos previdenciários. “Há um grande deficit previdenciário, tanto nos Estados como na União, que precisa ser corrigido. A reforma é necessária e urgente, e deve ser feita com diálogo com os servidores públicos e a sociedade”, afirmou. “O diálogo é necessário para que se chegue a um consenso com relação à reforma e se resolva a questão da previdência a longo prazo. É isto que buscamos neste fórum”, explicou.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.