Curitiba – As inscrições para o curso de formação política do PMDB, com um mínimo de 20 alunos, foram concluídas na quinta-feira (25). Até o final da tarde desta sexta-feira (26), aproximadamente 30 turmas já estavam com os dados computados. “A expectativa é fechar perto de 40 turmas”, > informa o Rafael Xavier, mediador estadual e coordenador do programa do PMDB.
A capacitação dos mediadores do curso de formação política que o PMDB e a Fundação Ulysses Guimarães (FUG) vão realizar nos municípios do interior do Paraná será no próximo dia 10 de abril. O treinamento, com a coordenadora executiva do curso a distância da FUG Elisiane Silva, vai ocorrer das 14h às 18h no diretório regional do partido em Curitiba.
APOIO – Os mediadores indicados pelos presidentes dos diretórios municipais receberão todo o material didático para realizar os c ursos em suas comunidades. No treinamento em Curitiba o PMDB e a FUG vão fechar, em conjunto com os eles, um calendário para o início das aulas nas comunidades. “Vamos acompanhar as aulas inaugural em todos os municípios”, disse Xavier.
As aulas inaugurais, segundo ele, terão participação da coordenação estadual do curso, de membros da Executiva Estadual e das lideranças do PMDB de cada região. “Vamos convidar nossos deputados – estaduais e federais –, prefeitos e vereadores para este contato com os militantes que vão participar do curso”.
MILITÂNCIA – “Esta será uma ótima oportunidade para a formação política dos quadros do PMDB do Paraná”, destacou o presidente estadual, deputado Waldyr Pugliesi. “A preparação dos quadros deve ser
> uma constante. Com este curso o PMDB vai levar estas discussões ao maior número possível de regiões do Paraná”, completou .
Para o secretário-geral do PMDB do Paraná, João Arruda, a formação política dos filiados vai melhorar a atuação do partido no Estado e nos municípios. “O debate da teoria política clássica é fundamental para qualquer militante”, disse. O curso, ainda segundo ele, é o primeiro passo na preparação dos militantes.
A preparação dos militantes teve início em fevereiro com o Primeiro Seminário de Formação de Lideranças da JPMDB-PR, com o presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, deputado federal Eliseu Padilha (PMDB-RS), lembrou Arruda.