22/08/2023
Política

Fernando da Maçã deixa a Câmara ; Pé-de-Cana assume

Guarapuava – O vereador Fernando Alberto dos Santos, o Fernando da Maçã, se licenciou da Câmara e deve assunir a presidência da Surg amanhã, terça-feira (6).

A vaga no legislativo Municipal será preenchida por Hamilton Carlos de Lima (PP), o Pé-de-cana, ainda nesta segunda-feira (5).

A troca sela um acordo político entre o presidente da Câmara Admir Strechar (PMDB) e o prefeito Fernando Ribas Carli no final do ano passado quando o prefeito passou a ter a bancada majoritária.

Pé-de-cana sempre apoiou o prefeito, mas mantém fidelidade extrema a Strechar que nunca lhe "deixou na mão". O próprio Strechar sempre fez questão de divulgar esse relacionamento com o pepista. Ambos costumam passar temporada na praia a convite de Strechar.

O "pano de fundo" do retorno de Pé-de-Cana à Câmara é a eleição para a presidência do Legislativo no final deste ano. Strechar quer ser releito de qualquer maneira para cumprir o quarto mandato consecutivo na Câmara e por conta dessa vontade passou a apoiar Carli. Ele (Strechar) desde o final de ano passado comemora o voto da vereadora Maria José Mandu Ribas (PSDB) nas contas que faz sobre os votos que, no seu entender, tem garantido. Diz essa certeza lhe foi dada pelo prefeito durante as conversas para a reversão da bancada "carlista".

A Cãmara iniciou o atual exercício com a bancada de oposição sendo a maioria. Em menos de um ano quatro vereadores passaram para a situação: Admir Strechar, Gilson Amaral, João Napoleão e Sadi Federle.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo