22/08/2023
Brasil Política

Lula é absolvido em acusação de obstrução de justiça

Lula era acusado de tentar silenciar Cerveró

LuladaSilva

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) foi absolvido, nesta quinta feira (12), no processo em que era acusado de crime de obstrução de Justiça. O processo tramitava na 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília e estava nas mãos do juiz Ricardo Leite.

Em nota divulgada pelo advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, diz que Leite foi imparcial ao descartar a acusação com base somente em delação premiada. Disse ainda que o mesmo entendimento deveria ser usado no caso do triplex do Guarujá, em que o ex-presidente foi condenado.

Lula estava sendo acusado de tentar obstruir a investigação da Lava Jato, tentando silenciar Nestor Cerveró, um dos delatores da Lava Jato, que receberia R$ 50 mil por mês, valor que seria destinado à sua família, e outros R$ 4 milhões  que seriam entregues ao advogado Édson Ribeiro, que agia em defesa de Cerveró. Para isso, o ex-diretor da Petrobrás omitiria em sua delação premiada em relação a Delcídio do Amaral, então líder do governo no Senado, a Lula, ao pecuarista José Carlos Bumlai, ao banqueiro André Esteves e aos demais acusados.

O juiz Ricardo Leite considerou as provas insuficientes e entendeu também que a acusação de obstrução de Justiça estava baseada somente em afirmações de delatores.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.