O prefeito Cesar Silvestri Filho e o comandante da Phenix Aeroportos, Clairton Hammer, oficializaram em Brasília, nesta terça feira (4), o protocolo que dá início ao processo de certificação do Aeroporto de Guarapuava. O Comandante Hammer doou a consultoria aeroportuária para o município, para que as exigências legais estabelecidas pela Aviação Civil sejam cumpridas e aprovadas quando houver a vistoria técnica para a liberação dos voos comerciais pela Azul Linhas Aéreas. Com essa parceria assinada no último dia 29, em Guarapuava, o Município teve uma economia de R$ 1,2 milhão .
Em Brasília, ainda hoje (4), o secretário de Indústria e Comércio, Sandro Abdanur, também participou da reunião na Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). De acordo com o prefeito, em contato telefônico com o Portal RSN, a reunião foi com o superintendente Interino de Infraestrutura Portuária, Giovano Palma.
“Hoje demos início ao processo de certificação do nosso aeroporto e que segue, agora, os trâmites e prazos legais da Anac”.
De acordo com o vice-presidente da Phenix, o comandante Clairton Hammer, o Aeroporto será referência para todo o Paraná, principalmente, devido ao projeto de adequação ter sido feito com um pensamento a longo prazo.
“O aeroporto daqui vai se juntar aos grandes aeroportos do Estado. Inicialmente, uma aeronave pequena irá operar no município, mas no momento em que a companhia quiser, poderá colocar um avião de maior porte para circular porque Guarapuava terá condições de receber a aeronave”, disse o comandante.
“Agora vamos aguardar com ansiedade que esses prazos sejam cumpridos, que tudo esteja certo e que, em breve, a Azul possa operar os voos comerciais”, afirmou o prefeito.
Abaixo, confira o vídeo enviado pelo prefeito ao Portal RSN: