O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS) encontra-se em missão técnica como representantes da Cooperativa Agrária, em cidades do Mato Grosso. Reuniões e visitas a fazendas e campos experimentais compõem a agenda oficial. Os secretários municipais Paulo Dirceu [Executivo e de Planejamento], Itacir Vezzaro [Obras e Turismo] e Ademir Fabiane (Agricultura) também participam da comitiva.
De acordo com o prefeito, a ida ao Mato Grosso é a continuidade de entendimentos iniciados em novembro do ano passado, quando foram conhecidos projetos de suinocultura e avicultura. “Percebemos que alguns seriam compatíveis com a realidade de Guarapuava e agora a Agrária organizou a viagem para apresentar aos cooperados cases de sucesso que podem ser viáveis na nossa região”.
Em Sorriso, a comitiva liderada pelo diretor financeiro da Agrária, Arnaldo Stock, conheceu a estação experimental da Monsanto. Em Lucas do Rio Verde, esteve na FS Bioenergia, primeira usina de etanol no Brasil que utiliza milho em 100% de sua produção; e na Fiagrill, referência no setor de agronegócio, em especial no fornecimento de fertilizantes, defensivos e serviços para o setor agrícola e também na originação de grãos, produção e comércio de sementes e fabricação de biodiesel.
Segundo Cesar Filho, também estão na agenda os projetos de industrialização de cereais, como milho e soja. “É fundamental compreendermos como foi o início desse processo e de toda essa cadeia produtiva, que, inclusive, teve a efetiva participação do poder público”.
A agenda segue com visita à Fazenda Mano Júlio, também em Lucas do Rio Verde, que se destaca na agricultura, suinocultura, avicultura e confinamento. Em Nova Mutum, os guarapuavanos vão acompanhar a apresentação do Projeto BRF.